Ensino

I Encontro de Competidores do Desafio Nacional Lean Simulation é realizado na UPF

19/06/2018

18:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Laboratório de Sistemas Produtivos do curso de Engenharia de Produção Mecânica – Campus Carazinho e do curso de Engenharia de Produção - Campus Passo Fundo da Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveram, no dia 16 de junho, o I Encontro de Competidores do Desafio Nacional Lean Simulation. O encontro buscou integrar os competidores das edições dos anos de 2016 e 2017 e mais professores, junto aos alunos que estarão competindo neste ano. Estiveram presentes no encontro a aluna Lidia Becker Porto, que integrou a equipe campeã no ano de 2016, e os professores Ivan Penteado Dourado e Nilo Alberto Scheidmandel.

Neste ano, a UPF participará com quatro equipes do Desafio Nacional. Segundo o professor orientador, Me. Anderson Hoose, as equipes são formadas ao todo por 12 alunos. No encontro, os alunos apresentaram os projetos que estão em andamento, promovendo a troca de experiências e fortalecendo a motivação das equipes.
As atividades das equipes iniciaram no mês de março e seguem até o final de julho. Atualmente, a UPF é a instituição de ensino mais premiada nacionalmente nessa categoria de competição. O curso de Engenharia de Produção foi campeão e vice-campeão no ano de 2016 e, em 2017, conquistou a 2ª colocação.

Conforme o professor Hoose, o próximo passo dentro das atividades do Laboratório de Sistemas Produtivos é a criação de um projeto de extensão e pesquisa que será coordenado pelos professores Anderson Hoose, Nilo Alberto Scheidmandel e Ivan Penteado Dourado, integrando as áreas de Engenharia, Ciências Sociais e Educação. Os professores irão desenvolver ações sociais e pesquisas relacionadas aos projetos que já vêm sendo trabalhados pelo laboratório. “Continuaremos utilizando a metodologia de trabalho com o uso do Lean Board Game e as ferramentas de manufatura enxuta, buscando integrar a essas outras áreas do conhecimento”, explicaram os professores.