Cultura

Grupo de Danças Folclóricas: duas décadas de arte, cultura e dança

28/11/2017

15:15

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Componente cultural da humanidade, as danças folclóricas promovem o conhecimento das tradições dos diferentes povos. Há 20 anos, a Universidade de Passo Fundo (UPF) conta com um grupo formado por estudantes que representa a Instituição nos mais diversos eventos culturais: o Grupo de Danças Folclóricas UPF. Iniciado em 1997, como um projeto da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), o grupo iniciou com a disciplina de danças folclóricas e, inicialmente, apresentava danças de etnias, tais como a alemã, a italiana e a portuguesa.

No decorrer de sua história, o grupo foi vinculado à Divisão de Extensão e expandiu também a sua atuação. Aatualmente, apresenta danças do folclore do Brasil. Conforme seu coordenador, Luis Gustavo Maias, além de pesquisar sobre essas danças, o grupo também pretende divulgar a riqueza do folclore brasileiro por meio da dança e da música. “O grupo, durante toda sua trajetória, sempre foi reconhecido pelo belo papel de pesquisa que apresenta em suas danças. Participando dos mais diversos eventos, sempre procurou preservar e apresentar danças que tivessem verdadeiramente o caráter folclórico”, afirma ele.

Há 20 anos difundindo a cultura dos diferentes povos

Em sua trajetória, o grupo participou dos mais diversos eventos culturais representando a UPF e apresentando sua pesquisa folclórica por intermédio da dança de seus alunos. Procurando conhecer e divulgar a cultura dos diferentes povos que formaram nosso país e a tradição que essa influência trouxe, são apresentadas danças envolvendo culturas, raças e geografias diversas. “Atualmente, o grupo objetiva a pesquisa e a divulgação da cultura brasileira e de etnias que formaram a riqueza e a diversidade de nosso folclore”, destaca Maias.

Para o coordenador, chegar aos 20 anos representa a valorização e o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo grupo. “Somos gratos à Instituição, que investe e oportuniza todo esse trabalho, e à comunidade, que prestigia sempre nossas ações”, pontua. Além de Passo Fundo e região, o grupo teve participações internacionais: em 2013, na Costa Rica; em 2015, na Colômbia, e em 2017, no México. “Viagens como essas oportunizaram divulgar o nosso trabalho e conhecer e interagir com novas culturas”, avalia.

Os bailarinos

Todos os alunos que participam do Grupo de Danças Folclóricas são bolsistas e voluntários. “Assim como temos bolsistas, temos vários alunos que são voluntários e dançam verdadeiramente por amor ao grupo. As apresentações são realizadas após contato com a Divisão de Extensão, que organiza toda a logística”, conta o coordenador. A cada início de semestre, uma seleção é aberta para os alunos da Instituição, e, segundo Maias, são convidados e selecionados aqueles que verdadeiramente têm vontade e disponibilidade de dançar e de se engajar nas ações do grupo. Os ensaios acontecem no ginásio da Feff durante a semana.

Dentre os projetos futuros do grupo, estão novas pesquisas de danças e o aperfeiçoamento do trabalho. “Que cada vez mais nosso trabalho possa continuar bem representando e fazendo jus à confiança e à oportunidade que a Instituição nos oferta. Pretendemos representar nosso trabalho em festivais além fronteiras, mas também para nossa comunidade, que sempre está nos apoiando”, conclui.

Exposição e espetáculo comemorativos

Celebrando os 20 anos do Grupo de Danças Folclóricas da UPF, a Universidade e o Ministério da Cultura promovem uma nova ação do II Projeto Circuito Cultural. Nessa segunda-feira, dia 27 de novembro, foi lançada a exposição “20 anos Grupo de Danças Folclóricas da UPF”, na Galeria Estação das Artes, em Passo Fundo. A mostra fica aberta para visitação até domingo, dia 3 de dezembro. Além disso, no dia 3, às 17h, também na Galeria Estação das Artes, ocorre o espetáculo 20 anos Grupo de Danças Folclóricas.