Geral

Governo do RS e universidades assinam termo de cooperação para melhorar rede elétrica em escolas estaduais

21/02/2018

13:35

Por: Natália Fávero - Assessoria de Imprensa UPF

Fotos: Gelsoli Casagrande

Reitor da UPF participou da solenidade realizada nesta quarta-feira, 21 de fevereiro, no Palácio Piratini

O reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), José Carlos Carles de Souza, participou, na manhã desta quarta-feira, 21 de fevereiro, da solenidade de assinatura do Termo de Cooperação do Governo do Estado com universidades para a elaboração de projetos de energia elétrica em escolas estaduais. A solenidade foi realizada no Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, e contou com a presença do governador José Ivo Sartori. Na região Norte, que abrange 182 cidades, há 570 escolas que necessitam de intervenções na rede elétrica, sendo que 36 são prioritárias.

No estado, há mais de 2,4 mil escolas estaduais, cerca de 90% delas necessitam de melhorias na rede elétrica. Os recursos previstos são de 40 milhões de reais, provenientes do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). Para atender a essa demanda, a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) assinou o termo de cooperação com oito universidades para desenvolvimento de projetos de qualificação da rede elétrica em escolas estaduais. Além da SPGG, as secretarias da Educação e de Obras, Saneamento e Habitação, avaliaram as condições elétricas das instituições de ensino e propuseram essa parceria com as universidades de todas as regiões do estado. 

O governo fornecerá bolsas estágio para alunos dos cursos de Engenharia Elétrica ou de pós-graduação, supervisionados pelos professores para desenvolver os projetos. Posteriormente, será licitada a execução das obras. Todo o processo será acompanhado por técnicos do Governo do Estado. O reitor da UPF e presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) falou em nome de todas as universidades. “Essa parceria vem ao encontro da missão da UPF e das demais universidades, que é, além de oferecer formação de profissionais, auxiliar nas demandas da comunidade”, declarou o reitor.

O governador do RS destacou a importância dessa parceria. “Essa iniciativa tem que ser celebrada e é um exemplo que poderá ser ampliado para outros setores. Será bom para as escolas e também para as universidades. Os alunos poderão aplicar seus conhecimentos na prática. Acredito na qualidade desses projetos e não conseguiríamos fazer esse projeto sem a parceria das universidades. Essa iniciativa beneficiará os alunos dessas escolas estaduais”, enfatizou o governador.

Além da UPF, também estão envolvidas a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Pontifícia Universidade Católica (PUC), a Universidade de Caxias do Sul (UCS), a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul) e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Também participaram da solenidade o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo, a diretora do Departamento de Monitoramento de Resultados da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, Melissa Custódio, e a servidora da Coordenadoria Regional de Obras Públicas, Daniela Copetti, entre outras autoridades.