Notícias UPF

Formação acadêmica é tema de encontro

  • Por: Caroline Simor
  • Fotos: Gelsoli Casagrande

Coordenadores participaram de um encontro com o Dr. Miguel Zabalza Beraza

Dando sequência ao Programa de Formação Continuada dos professores, a Vice-Reitoria de Graduação (VRGRAD) promoveu um encontro entre os coordenadores de área, extensão, pesquisa, pós-graduação e de cursos, além de diretores de unidades, com o Dr. Miguel Zabalza Beraza. Ele, que ministrará a Aula Magna nesta quarta-feira (08/03), conversou com os professores sobre formação acadêmica, currículo, interdisciplinaridade e didática universitária. A atividade ocorreu na tarde dessa terça-feira (07/03), no auditório do Centro de Educação em Tecnologia (CET), Campus I.

Presente na atividade, a Vice-Reitora de Graduação, Rosani Sgari, destacou que uma programação intensa será desenvolvida aproveitando a vinda do professor da Universidade de Santiago de Compostela. Segundo Rosani, a UPF vem desenvolvendo, ao longo dos anos, ações que visam à capacitação docente e o encontro foi mais uma atividade dentro desse objetivo. “Temos nos dedicado com afinco no que diz respeito à formação dos nossos professores, pois entendemos que isso é um dever e uma tarefa que nos cabe permanentemente. Hoje, com o professor Miguel Zabalza Beraz, juntamente com os coordenadores, avançamos ainda mais nessa discussão sobre a melhoria do currículo e da nossa formação”, disse.

Na opinião de Beraza, a educação não vai mudar com ações isoladas. É preciso que os professores universitários encontrem estratégias comuns para que o avanço aconteça. Para ele, a formação é um conceito, assim como outros tantos que cercam a educação. É aberta e pluridimensional, abrindo espaço para que cada um a interprete a seu modo. “Como podemos encontrar, dentro da universidade, um conceito de formação que, pelo menos, consiga cobrir as áreas que precisa cobrir. Temos que pensar que educação não tem a ver somente com emprego, ou com resolução de problemas, mas que existem mais coisas significativas nesse processo. A ideia foi também abordar o papel do professor e da Universidade nessa construção”, pontua.

Miguel Zabalza Beraza é professor da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Santiago de Compostela. É doutor em Psicologia pela Universidad Complutense de Madri, catedrático de Didática e Organização Escolar. Foi membro da Junta de Governo da Universidade de Santiago, é decano da Faculdade de Educação, foi diretor do Departamento de Didática e Organização Escolar e diretor do Instituto de Ciências da Educação da Universidade de Santiago de Compostela. É autor de inúmeros livros e artigos, traduzidos em diversos idiomas.

Aula magna
Para marcar o início das atividades letivas de 2017, a Vice-Reitoria de Graduação promove, nesta quarta-feira, dia 8 de março, a Aula Magna, que integra o Programa de Formação Docente da Instituição. O evento, destinado a todos os docentes da UPF, acontece no Centro de Eventos, a partir das 19h30min, e terá como palestrante o professor Dr. Miguel Zabalza Beraza.