Ensino

Encontro reúne membros da primeira turma do curso de Ciências da UPF

26/10/2016

14:16

Por: Caroline Simor

Fotos: Laissa Barbieri

Curso deu início à criação do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg)

Nas décadas de 1960 e 1970, o Brasil implantou o 1º grau, hoje ensino fundamental, com disciplinas até a 8ª série, em grande parte das escolas. Naquele momento já havia falta de professores nas áreas de ciências e matemática, estudos sociais, entre outras. A partir dessa realidade, o Ministério da Educação (MEC) criou licenciaturas de curta duração para formar professores e suprir a demanda existente. A Universidade de Passo Fundo (UPF) fez parte desse processo com a criação do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg). A partir disso, no ano de 1968, o curso de Ciências formou a primeira turma de professores aptos a atuar em sala de aula. Para celebrar os 48 anos de formatura, uma programação especial foi realizada no dia 22 de outubro, no Campus I.

Dos vinte formandos da primeira turma, 11 comparecem ao encontro, que contou com visitas ao Campus e um jantar de confretarnização. O coordenador da atividade, Geraldo Alfredo Hallwass, destacou que o momento foi emocionante e serviu para que todos se lembrassem da importância do curso para a consolidação da Universidade e da qualidade do ensino na região.  “O evento deixou uma imagem bem clara para todos de que o curso de Ciências exerceu um papel muito importante para a educação na região e na história da UPF. Foi o curso que gestou o processo, uma vez que nos formamos enquanto ainda estávamos ligados ao Consórcio Universitário, que mais tarde deu origem à Universidade de Passo Fundo”, explicou.

Hallwass se lembrou da realidade da época e da falta de professores nas escolas. Segundo ele, para resolver o problema, a Secretaria de Educação auxiliou alguns professores do interior para que fizessem os cursos de curta duração, com o objetivo de formar profissionais nas áreas de ciências e matemática e suprir a demanda do ensino fundamental e, depois, do ensino médio. 

Aposentadoria ativa
Embora os alunos já estejam aposentados, Hallwass destaca que todos ainda se dedicam a alguma atividade ligada ao ensino ou à pesquisa. Para ele, essa postura foi formada durante a graduação. “Todos ficaram impressionados com a evolução da UPF ao longo dos 48 anos que se passaram. Embora todos estejam aposentados, estão ainda engajados em atividades comunitárias. Esse sentimento foi deixado pela formação que tivemos aqui, esse espírito de comprometimento com a sociedade é visto até hoje dentro de uma Universidade Comunitária”, pontuou.

Estiveram presentes Dirceu João Detoni, Vera Venzon Kipper, Regina Kohmann Dietrich, Maria Vargas Fauth da Silva, Hertha Becker, Anette Maria Matte da Costa, Marcia Schnorr Detoni, Stela Dalva Pavan Vieira, Helena Andreis Lorenzatto e Jorge Otávio de Andrade Daniel.

Além de Passo Fundo, os egressos da primeira turma atuam em Porto Alegre, Salvador, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu.