Geral

Diversidade é tema da IV edição do “Conversando com o RH”

24/05/2018

23:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

O Curso Superior em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade de Passo Fundo (Feac/UPF) promoveu, na quinta-feira, dia 24 de maio, a IV edição do “Conversando com o RH”. A atividade, realizada no auditório da Feac, teve como tema o “RH e a diversidade” e foi organizada pelo III nível do curso, sob a orientação da coordenadora do curso, professora Carmem Sayão Lobato.

O evento surgiu como uma proposta da disciplina Aprendizagem e desenvolvimento de pessoas, no curso Gestão de Recursos Humanos, e seu objetivo principal é propor aos alunos a organização de um evento, desde sua criação até sua avaliação, como forma prática de aprender a desenvolver pessoas. A atividade contou com a presença de acadêmicos, professores, funcionários da Instituição e convidados. O diretor da Feac, Eloi Dalla Vecchia, deu as boas-vindas ao público e ressaltou que o evento costuma trazer sempre temas relevantes para o debate acadêmico.

A coordenadora do curso e ministrante da disciplina Aprendizagem e desenvolvimento de pessoas destacou a importância de discutir a diversidade. “Somos todos humanos e devemos tratar todos com respeito. A valorização e o respeito trarão mais humanidade para este planeta”, destacou a professora Carmem.

Uma das palestrantes do evento foi a professora da UPF, Me. Daniela Siqueira Colet, consultora de Empresas da Agência de Inovação Tecnológica (UPFTec) e professora de Diversidade no MBA em Gestão de Pessoas (UPF). Ela comentou que o preconceito, de alguma forma, é produzido por estereótipos, que são generalizações que a sociedade costuma fazer sobre comportamentos ou características dos outros. “A diversidade ainda é um tema muito negligenciado e que precisa ser debatido no ambiente acadêmico, nas empresas e instituições”, destacou Daniela.

O evento também contou com a palestra do professor de Sociologia da UPF, Dr. Ivan Penteado Dourado, que também é docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCiamb/UPF). 

Como ação social, o evento recebeu doações que serão destinadas ao Grupo de Mulheres Unidos Venceremos, do bairro Leonardo Ilha de Passo Fundo, que mantém o Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Cacali), que beneficia as crianças e adolescentes, estendendo-se às respectivas famílias.