Notícias UPF

Diretor da FOUPF entra para a Academia Gaúcha de Odontologia

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

O professor Dr. Alvaro Della Bona, diretor da Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo (FO/UPF), assumiu, na sexta-feira (01/09), como membro da Academia Gaúcha de Odontologia. A posse ocorreu no auditório da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), em Porto Alegre.

Della Bona assumiu a cadeira de número 15, precedida pelo Dr. Mário Alberto Cauduro Achutti. A escolha do seu nome ocorreu em sessão regimental e estatutária da Academia em maio deste ano e levou em consideração a sua extensa inserção nacional e internacional. Formado em Odontologia pela UPF (1987), Della Bona fez especialização em odontologia restauradora pela Universidade do Texas, EUA (1992); mestrado em Odontologia Restauradora pela Universidade de Sheffield, Inglaterra (1994); fellowship em biomateriais cerâmicos pela Universidade de Otago, Nova Zelândia (1996); doutorado em Engenharia de Biomateriais pela Universidade da Florida, EUA (2001); e pós-doutorado pela Universidade de Michigan, EUA, em 2013.

Além da sua qualificada formação, o professor publicou inúmeros livros, capítulos de livros e quase 200 artigos científicos nacionais e internacionais, sendo considerado uma das grandes referências internacionais na área de biomateriais cerâmicos. “Agradeço à Academia e aos seus acadêmicos por essa distinta honra, que tem valorizado e reconhecido a trajetória de ilustres colegas da odontologia gaúcha. Esse é um momento muito especial para a odontologia no Rio Grande do Sul, que reafirma a missão de sua academia de cultivar e incentivar a ciência odontológica, registrando a história da odontologia no estado”, destacou.

Na cerimônia de posse, Della Bona recebeu do presidente da Academia, Dr. José Cícero Dinato, e da presidente da ABO-RS, Dra Lina Martinelli de Lima, o diploma da Academia e a medalha Hardy Ebling. 

Após a solenidade, os membros da Academia Gaúcha de Odontologia recepcionaram o novo acadêmico e seus familiares em um coquetel no salão nobre da ABO. “Foi uma noite muito especial, cuidadosamente preparada pela Academia e pela ABO-RS, a quem agradeço, juntamente com meus familiares e convidados”, finalizou.