Ensino

Curso de Arquitetura e Urbanismo realiza semana de bancas

28/06/2017

08:52

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo (UPF) realiza a semana de bancas para apresentação dos trabalhos finais de graduação. As apresentações tiveram início na segunda-feira, dia 26, e seguem até sexta-feira, dia 30 de junho, com apresentações nos prédios da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear), nos períodos da tarde e da noite. Aproximadamente 100 projetos serão apresentados por acadêmicos nas mais diferentes áreas da arquitetura e do urbanismo.

De acordo com o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, professor Carlos Leonardo Sgari Szilagyi, a importância do evento se dá no âmbito educacional e profissional. “Em nível pedagógico, é importante a apresentação porque o aluno desenvolve sua cognição, apresentando um projeto interessante em um espaço curto de tempo. A banca avaliadora pode ser vista, pelos alunos, como se vê os futuros clientes, o que significa que também os preparamos para o mercado de trabalho”, justifica Szilagyi.

A semana de bancas é uma prática recorrente do curso de Arquitetura e Urbanismo, possibilitando que os alunos que estão no último ano de academia desenvolvam projetos nas disciplinas de Pesquisa Orientada e Trabalho Final de Graduação.

No início do ano, foi realizada a Semana da Arquitetura, ofertando palestras, minicursos e a pré-apresentação dos projetos de pesquisa. A Semana de Bancas é a etapa final de graduação, composta por três professores arquitetos que realizam a última avaliação das pesquisas. “São projetos desenvolvidos em diversas áreas, como a urbana, de arquitetura e de paisagismo, envolvendo desde a construção de uma vinicultura até a concepção de um hospital, assim como revitalização urbana até a construção de parques e praças. Todas as pesquisas são igualmente importantes e representam a construção dos espaços físicos que a gente habita”, completa o coordenador do curso.