Notícias UPF

Conceitos sobre o espaço urbano das cidades é tema de obra lançada na UPF

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Jéssica França

O livro “A cidade comentada: expressões urbanas e glossário em urbanismo” foi lançado durante a Semana de Arquitetura

Uma obra que deverá servir como guia para os acadêmicos. Esse é o objetivo do livro A cidade comentada: expressões urbanas e glossário em urbanismo, que foi lançado na noite dessa segunda-feira, dia 8 de maio, no saguão da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Passo Fundo (Fear/UPF), prédio G1, no Campus I. O evento faz parte da programação da Semana de Arquitetura.

A obra foi organizada pelas pesquisadoras e docentes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UPF, Adriana Gelpi e Rosa Maria Locatelli Kalil. Durante o lançamento, foi realizada uma sessão de autógrafos, na qual estiveram presentes o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Leonardo José Gil Barcellos e a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários Bernadete Maria Dalmolin, além de demais membros da comunidade acadêmica. “O livro trata de questões urbanas. Como somos professoras do curso de Arquitetura e Urbanismo, nós tínhamos sempre muitas dúvidas e buscávamos saber muitos conceitos, definições. Foi muito interessante, resolvemos trazer para essa obra tudo o que fomos trabalhando com os alunos e entre nós, para, desse modo, construir o conhecimento necessário. Organizamos esse glossário pensando em contribuir com os alunos”, destacou a professora Rosa.

O livro integra a coleção Série Didática, da UPF Editora, e reúne terminologias e conceitos relacionados ao espaço urbano e à cidade. Com mais de 800 verbetes, a obra apresenta conceitos, definições, e concepções polêmicas, juntamente com referenciais teóricos consagrados. “É um trabalho de uma vida inteira de docência e, antes disso, ainda como estudantes de graduação e pós-graduação. Nós buscamos reunir uma série de conceitos, terminologias e abordagens de autores sobre a cidade e o urbanismo. A obra ajuda os alunos a sintetizarem conhecimentos e, a partir disso, partirem para uma busca mais aprofundada, uma unificação de terminologias também”, explicou a professora Adriana.

O exemplar conta com espaços para nos quais os leitores podem complementar com outras expressões/palavras ou fazer anotações. As ilustrações foram elaboradas pela autora Adriana Gelpi, deixando a leitura mais prazerosa.

Uma versão digital pode ser acessada no site da UPF Editora, gratuitamente, por meio do endereço eletrônico http://editora.upf.br/index.php/colecao-didatica/63-arquitetura-e-urbanismo-area-do-conhecimento/140-a-cidade-comentada.