Pesquisa e Inovação

Cepa/UPF é habilitado na Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde

10/01/2017

11:50

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Habilitação amplia serviços oferecidos pelo Centro de Pesquisa em Alimentação da UPF

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) habilitou o Centro de Pesquisa em Alimentação da Universidade de Passo Fundo (Cepa/UPF) na Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Reblas). A partir de agora, empresas e demais instituições interessadas podem solicitar ao Cepa a análise de alimentos e água para o consumo humano que necessitem cumprir as exigências das indústrias alimentícias e dos órgãos municipais, estaduais e federais que promovem licitações nos produtos de interesse sanitário destinados ao consumidor. A resolução da habilitação foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 12 de dezembro.


Cepa passa a realizar ensaios nos produtos sujeitos à Vigilância Sanitária e de interesse à saúde, tais como água e alimentos


O Cepa possui dez laboratórios presta serviços por meio de ensaios químicos e biológicos em alimentos, bebidas e meio ambiente realizando o controle de qualidade e melhoria de produtos, adequação de tecnologias bem como para rotulagem de alimentos embalados. 

O processo de habilitação seguiu os requisitos da Resolução - RDC Nº 12, de 16 de fevereiro de 2012, que tem por objetivo estabelecer os critérios de habilitação de laboratórios e seus respectivos ensaios na Reblas. Para obter a habilitação, o laboratório interessado deve ser licenciado pelo órgão de Vigilância Sanitária competente e acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). “O Cepa tem um sistema de gestão da qualidade implementado desde de 2012 e tem um escopo acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro que possibilita oferecer serviços com qualidade, confiabilidade, segurança e rastreabilidade e também tem o Alvará Sanitário emitido pela Divisão de Vigilância Sanitária Estadual. Por todos esses requisitos e qualidade, resolvemos solicitar a habilitação no Reblas”, revelou Isabel Cristina Cisco, responsável pelo Programa de Qualidade do Cepa. 

Além disso, o laboratório é habilitado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), é credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para as matrizes de leite cru e cereais, é reconhecido pela Rede Metrológica do Rio Grande do Sul e também faz parte da Rede Nacional de Análise em Alimentos (Renali).

Ampliação de serviços
A habilitação autoriza o Cepa a realizar os ensaios nos produtos sujeitos à Vigilância Sanitária e de interesse à saúde, tais como água e alimentos, e com isso podemos atingir outros nichos de mercado aumentando a nossa demanda. “O Cepa pode atender clientes que necessitam de laboratórios prestadores de serviço habilitados pela Anvisa para cumprir com as exigências da indústrias alimentícias e dos órgãos municipais, estaduais e federais que promovem licitações nos produtos de interesse sanitário destinados ao consumidor, possibilitando melhor atendimento à comunidade. A partir de agora podemos, por exemplo, realizar análise de alimentos destinados à merenda escolar”, explicou Isabel.

O Cepa
O Centro de Pesquisa em Alimentação foi criado em 1985 e conta com um corpo técnico qualificado e com uma ampla e moderna infraestrutura laboratorial, abrangendo dez laboratórios de prestação de serviço que atuam como apoio no desenvolvimento do setor alimentício.

O Cepa está localizado no Campus I da UPF, prédio L1. Mais informações no site www.upf.br/cepa.