Geral

Artigo de acadêmicas da UPF será publicado por revista científica da Polônia

12/06/2017

16:04

Por: Assessoria de Imprensa

Artigo produzido por acadêmicas do curso de Psicologia da Universidade de Passo Fundo (UPF) foi apresentado no 5º Congresso dos Estudantes Lusianistas da Polônia, no mês de maio, e será publicado em revista científica da Polônia. O artigo intitulado "Da informalidade à construção do sujeito" foi apresentado no Congresso pela aluna Ana Carolina Andres, que realiza intercâmbio acadêmico na Universidade Marie Curie Sklodowska (UMCS), localizada na cidade de Lublin, na Polônia, por meio do Programa de Intercâmbio Acadêmico (Piac), realizado pela Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII) da UPF.

Além de Ana Carolina, o artigo foi produzido pelas alunas Kenia Becker Guimarães e Gabriela Filippio e orientado pelo professor Robert Filipe dos Passos, na disciplina de Psicologia do Trabalho II, no segundo semestre de 2016. O artigo analisa o trabalho informal e suas consequências e o fato de que esse trabalho, apesar de toda a desigualdade e vulnerabilidade social, pode ser construtor da subjetividade. 

Participaram do Congresso estudantes da graduação, mestrado e doutorado falantes de Língua Portuguesa. “Aqui em Lublin, existe um grande centro de Língua Portuguesa, o Instituto Camões de Portugal. Esse centro é muito valorizado e reconhecido internacionalmente, sendo ponto de referência em ensino do nosso idioma”, explicou a acadêmica.

O artigo será publicado na revista polaca "Água Vai - Revista Portuguesa de Cultura", que é uma revista científica semestral constituída com artigos acadêmicos. “Acredito que isso seja uma grande oportunidade para iniciarmos a nossa carreira no meio científico e também para termos reconhecimento não somente no Brasil”, destacou Ana Carolina.

Confira um resumo do projeto aqui.