Ensino

Acadêmicos do curso de Física da UPF participam de Encontro de Astronomia

24/04/2017

20:07

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotos Divulgação

II Encontro Riograndense de Astronomia apresentou debates e pesquisas na área de Astronomia e Física

Com o objetivo de aprimorar o conhecimento para formação profissional, os estudantes do curso de Física da Universidade de Passo Fundo (UPF), estiveram participando do II Encontro Riograndense de Astronomia (II Enastro). 

O congresso foi realizado nos dias 21 e 22 de abril, na cidade de Canoas, e é organizado pelo divulgador científico Cristian Reis Westphal. Integrantes do Grupo de Astronomia da UPF, que são acadêmicos do curso de Física e de áreas afins da UPF reuniram-se para participar do Encontro Estadual. 

O evento reuniu importantes nomes da área da Astronomia e da Física com palestras e discussões envolvendo temas como a formação e evolução das galáxias, lentes gravitacionais, poluição luminosa, astrobiologia, entre outros assuntos.  
A viagem de estudos foi possível devido ao apoio do coordenador do Grupo de Astronomia, professor Alisson Giacomelli, assim como a colaboração do acadêmico Afonso Rosa, e do professor da área de Física Marcelo Silva, que estiveram organizando e participando do evento. Aproximadamente 40 estudantes da instituição, a exemplo do ocorrido em 2016, puderam assistir as palestras. 
De acordo com o professor Alisson Giacomelli, o evento representa a oportunidade dos acadêmicos conhecerem pesquisadores nas áreas de Astronomia e Física, permitindo uma qualificação profissional para os estudantes. “O Enastro possibilita discutição de questões atuais que tem a potencialidade de gerar muitos avanços na ciência e tecnologia em curto, médio e longo prazo”, destacou.

Ainda conforme Giacomelli, é de fundamental importância para o desenvolvimento da ciência nas próximas gerações, que se busque fomentar o conhecimento sobre áreas de Astronomia e Física. Motivando os acadêmicos a direcionarem suas carreiras profissionais para essas áreas e contribuindo para a evolução da pesquisa.