Jornada

A literatura ocupa as ruas

07/08/2017

18:09

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes e Gelsoli Casagrande

Projeto Estações de Leitura, promovido pelas Jornadas Literárias, incentiva o encontro da comunidade com a arte e a literatura. Primeira ação aconteceu no sábado (5)

Promover o encontro da comunidade com a literatura e suas diferentes manifestações. Foi com esse objetivo que a comissão organizadora da 16ª Jornada Nacional de Literatura e da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura de Passo Fundo/RS deu início, no último sábado, 5 de agosto, ao projeto Estações de Leitura. A atividade, que integra as ações de pré-Jornada e de pré-Jornadinha, aconteceu no campo Fredolino Chimango e reuniu escolas e comunidade em um momento de troca e aprendizado. 

Desenvolvidas em parceria com o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo (Viva!Emau/UPF), as Estações de Leitura  consistem em um espaço plurifacetado de permanência composto por um palco principal, onde são realizadas apresentações das escolas participantes e da comunidade, e parklets, batizados de “parkletas”, com espaços distintos para oficinas e contação de histórias. Nessa primeira edição, participaram as escolas municipais Zeferino Demetrio Costi, Notre Dame, Fredolino Chimango, Padre José de Anchieta, Nossa Senhora de Aparecida e as escolas Notre Dame Menino Jesus e Instituto Menino Deus, com exposições, apresentações e oficinas. A atividade incluiu, ainda, shows de hip hop e de violão e apresentação de coral, além de sarau de música e poesia, roda de capoeira, oficinas de street dance e xadrez no entorno da Estação. 

Para um dos coordenadores das Jornadas Literárias, professor Miguel Rettenmaier, as Estações de Leitura são parte de um processo amplo, que se relaciona com a intenção da movimentação literária de “jornalizar” a cidade de Passo Fundo. “Trabalhamos nessas estações uma outra concepção de leitura, diferente da individual e silenciosa. Trabalhamos com outro estatuto de leitura orientado pelo trabalho coletivo, pelo encontro, pela alegria, pela festa, pelo diálogo e pela brincadeira, que também são formas de ler. Essa pluralidade de leitura também é atribuição da Jornada”, comentou o coordenador.

Na opinião da também coordenadora da Jornada, professora Fabiane Verardi Burlamaque, o principal objetivo das Estações de Leitura é aproximar a comunidade, especialmente da Jornadinha, mostrando o que as escolas estão produzindo nesse processo de “jornalização”. “A escola é a nossa grande companheira, então, esse deslocamento que a equipe faz para a finalização da pré-Jornadinha tem o objetivo de fazer com que a criança também seja protagonista dessa movimentação, mostrando suas produções e revelando como é a relação da criança com esses livros, o envolvimento deles na pré-Jornadinha”, destacou a coordenadora. 

A vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, professora Bernadete Maria Dalmolin, destacou a atividade como uma forma de descentralização das ações da Jornada para os diferentes espaços da cidade, fazendo com que a população como um todo, em especial as escolas, participem. “São Estações para a gente parar, partilhar, se alegrar com as histórias contadas pelas crianças, fazer oficinas, brincar, estudar. Como o nome sugere, é uma estação em que as pessoas vêm, param, se abastecem e saem de novo emocionadas, reproduzindo e buscando outras histórias, outros conhecimentos que vêm desse campo da literatura”, ressaltou. 

Essa ação, segundo o secretário municipal de educação, professor Edemilson Brandão, faz da Jornada um projeto inovador e toda a cidade de Passo Fundo ganha com isso. “A gente precisa cada vez mais rever nossas práticas porque o nosso leitor não é mais o mesmo. Ver as crianças aqui participando de um processo como esse, que envolve literatura em um ambiente aberto, é extraordinário. Isso, para mim, talvez seja o maior sinônimo de que a Jornada se renova, mas não apenas no discurso, e sim nas suas práticas”, destacou. 

Obras da Jornadinha ganham vida
As escolas participantes da primeira Estação de Leitura apresentaram os trabalhos realizados pelos alunos referentes às obras da Jornadinha, das quais os estudantes estão fazendo a leitura. Os trabalhos, que mais pareciam obras de arte, ganharam vida. A turma do terceiro ano da Escola Redentorista Menino Deus, por exemplo, recriou a obra Condomínio dos Monstros, do escritor Alexandre de Castro Gomes. “Aprendi que tem muitos monstros diferentes: múmias, vampiros, bruxas... Agora, estou ansiosa para conhecer o autor que escreveu o livro”, comentou a aluna Beatriz Nunes Sanches, 8 anos.

A professora da turma, Alessandra Prudente, enfatizou o entusiasmo dos alunos para criar o condomínio. “Os alunos foram instigados a fazer o seu monstro favorito em uma caixa de sapato, e, depois, juntamos todas as caixas e criamos o condomínio. Nessa idade, a questão do desconhecido desperta a atenção das crianças”, salientou a professora.

A Jornada traz desafios para as escolas, proporcionando a formação de leitores. “Temos quase quinhentos alunos da escola envolvidos com a Jornada. Esses livros baseados em monstros e medos também são uma oportunidade de trabalhar os medos que cada um de nós cultivamos. Por meio da leitura, se faz brincadeiras, o lúdico e também trabalha nossas emoções”, revela a diretora da Escola Redentorista Menino Deus, Márcia Bandeira Vargas Muccini.

Espaço pensado para a comunidade
E no dia da primeira Estação de Leitura, a festa também foi do Viva!Emau, que, no sábado, 5 de agosto, completou cinco anos. O projeto de extensão da UPF projetou parte da estrutura das Estações compostas por pallets, bambus e almofadas. Ao todo, 14 acadêmicos, quatro no projeto e dez na execução, participaram da criação das estruturas, pensadas especialmente nas crianças e nas atividades que foram desenvolvidas durante a ação. “Diariamente, durante 30 dias, voluntários trabalharam sem parar nos pallets, que precisaram ser tratados, lixados e pintados. As estruturas são simples e sustentáveis, porque reciclam vários tipos de materiais. É uma experiência desafiadora e uma honra ajudar a Jornada”, declarou a professora Carla Portal Vasconcellos, coordenadora do Viva!Emau.

Árvore da Literatura
Apesar de não ser uma ação permanente, as Estações de Leitura devem deixar uma marca por onde passarem. A iniciativa é da coordenadora do curso de Artes Visuais da UPF, professora Mariane Loch Sbeghen, que, junto com os acadêmicos do curso e com alunos das escolas participantes, deixará como herança da atividade a Árvore da Literatura, uma árvore pintada a partir da técnica de stêncil, formada por letras e palavras, uma espécie de símbolo da Jornada e que faz parte do projeto Jornada em Ação. 

A primeira árvore foi pintada no muro do campo com a ajuda de alunos da escola Fredolino Chimango. “A ideia é que cada Estação tenha a sua árvore criada a partir dessa integração entre os acadêmicos do curso de Artes Visuais e os alunos das escolas municipais, que, nessa estação, foram representados pelos alunos da escola Fredolino Chimango. Nós acreditamos que a Jornada é construída com base nessa troca, nesse diálogo entre diferentes gerações e realidades”, lembrou a professora Mariane. 

Confira a programação completa das Estações de Leitura: 
12/08 -  das 8h30min às 11h
Local: EMEF Benoni Rosado - Rua Deputado Fernando Ferrari, 189 - São José
 
19/08 -  das 8h30min às 11h
Local: EMEF Antonino Xavier - Rua Oscar Pinto, 903 - Vila Jardim
 
26/08 - das 8h30min às 11h
Local: EMEF Daniel Dipp - Rua São Sebastião, 1941 – Hípica

02/09 - das 8h30min às 11h
Local: EMEF Wolmar Salton - Rua Claudino Toldo, 155 - São Cristóvão  

Jornadas Literárias
A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura são promovidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo. Os eventos contam com os patrocínios do Banrisul, da Corsan e da Companhia Zaffari & Bourbon, com o apoio cultural do Sesi e da BSBIOS, com a parceria cultural do Sesc. A realização é do Ministério da Cultura.

As inscrições para a Jornada e para a Jornadinha estão abertas e são limitadas. Para a Jornada, o público pode se inscrever tanto para o evento completo quanto para apenas uma das noites. Os interessados devem se inscrever no portal www.upf.br/16jornada. A programação completa também está disponível no site da Jornada. Informações podem ser obtidas pelo e-mail jornada@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8368.