Literatura

“Uólace e João Victor” é a obra em destaque do projeto Livro do Mês

14/11/2016

14:40

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

A Capital Nacional da Literatura recebe, em novembro, Rosa Amanda Strausz, autora da obra “Uólace e João Victor”, que estará em Passo Fundo por meio do projeto Livro do Mês da Universidade de Passo Fundo (UPF). Na oportunidade, a escritora terá encontros com alunos, professores e a comunidade em geral.

Para o público acadêmico, o encontro acontece na segunda-feira, dia 21 de novembro, às 19h30min, no auditório do CET, Campus I da UPF. Para alunos e professores da rede municipal de ensino, a atividade acontece no dia 22 de novembro, às 9h, no Teatro do Sesc Passo Fundo. A programação encerra no dia 23 de novembro, com um encontro voltado para alunos e professores da rede estadual e particular de ensino, às 9h, também no Teatro do Sesc. Todos os eventos são gratuitos e abertos à comunidade em geral.

Um livro escrito para as crianças, mas de um jeito diferente: sem fadas, duendes, reis ou princesas. Em “Uólace e João Victor”, Rosa Amanda Strausz retrata a história de dois meninos moradores da cidade grande que não se conhecem e parecem ser muito diferentes. Um é favelado, o outro é de classe média. Quando o leitor começa a ler o livro percebe que eles têm muito em comum.

Vencedor do Prêmio João de Barro de 1998 e agraciado com o selo Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, o livro deu vida própria a seus personagens. Eles não só inspiraram um dos episódios da minissérie “Cidade dos Homens”, exibido em 2002, como também voltaram para a telinha na temporada 2003 do mesmo seriado e, agora, são debatidos nos seminários do Livro do Mês.