Fundação UPF

Professores da UPF palestram sobre carreira profissional em escola de Sananduva

15/07/2016

09:31

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Na manhã da última quarta-feira, 13 de julho, o Colégio Estadual Sananduva, de Sananduva, realizou mais uma edição do projeto Profissões

Na manhã da última quarta-feira, 13 de julho, o Colégio Estadual Sananduva, de Sananduva, realizou mais uma edição do projeto Profissões, o qual é destinado aos alunos dos terceiros anos do ensino médio Politécnico e objetiva, de acordo com a coordenadora Andresa Klitzke, auxiliar os estudantes na escolha da profissão que desejam exercer futuramente. A atividade contou com a participação do coordenador adjunto do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus Lagoa Vermelha, professor Adriano Lourensi, que proferiu uma palestra sobre o perfil do profissional, o curso e o mercado de trabalho para o contador, e da professora do curso de Pedagogia Luisa Cadorim Facenda, que, juntamente com a professora Viviane Demétrio, explanou a respeito dos cursos de licenciatura em Pedagogia e em Letras,  destacando aspectos como o currículo, o mercado de trabalho e as possibilidades e as perspectivas de cada graduação.

Desenvolvido por meio de várias etapas, o projeto é constituído de uma palestra com um profissional da psicologia, que aborda questões pessoais, familiares, sociais, entre outras, capazes de influenciar na escolha da profissão e na realização do teste vocacional. Na sequência, é feita uma ação de aprofundamento das informações sobre as diversas profissões de interesse de cada aluno por meio de palestras com profissionais locais, regionais e de outros estados.

Para os professores da UPF, atividades como essa contribuem para uma educação básica de qualidade e comprometimento, no sentido de formar cidadãos éticos, conscientes e preparados para as transformações sociais. “Participar desse momento constitui de fato a extensão universitária como parte inerente ao fazer acadêmico, buscando uma aproximação com a comunidade. Essa interação é uma via de mão dupla para a difusão do conhecimento e o compartilhamento de experiências. Parabéns à direção do colégio pela iniciativa”, disse a professora Luisa, que fez um convite aos estudantes e professores da escola para visitarem a Instituição e conhecer sua estrutura, seus cursos e o ambiente acadêmico.

Na oportunidade, a direção e a coordenação do Colégio Estadual Sananduva destacaram a importância da atuação da UPF junto à comunidade, que se revela como uma universidade de referência para a região.