Na região Nordeste do Rio Grande do Sul, em Lagoa Vermelha –  a exemplo do que ocorre em outras cinco cidades da metade norte do estado –, a Universidade de Passo Fundo, com seu Campus, está presente e atenta à realidade local para auxiliar a pensar e a realizar ações capazes de contribuir para o desenvolvimento regional. Participa, com representação, do Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Nordeste (Corede Nordeste - RS), do Polo de Inovação Tecnológica e dos conselhos municipais da cidade sede.

Desde 1990, vem formando profissionais nas áreas das Ciências Humanas e Sociais, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas, Letras e Artes. Nesse período, foram entregues ao mercado de trabalho centenas de egressos graduados nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, História, Geografia, Biologia, Direito, Educação Física, Artes Visuais, Letras, Matemática, Secretariado Executivo Bilíngue e Pedagogia, além dos cursos técnicos.

Em 2005, a Fundação Universidade de Passo Fundo entregou à comunidade lagoense seu prédio próprio, com instalações adequadas, modernas e amplas. A estrutura física compreende salas de aula, laboratórios e biblioteca atualizada, além de área administrativa e de convivência.

Além do ensino, o Campus busca estar inserido na comunidade por meio das atividades de extensão, presentes nos seminários de educação, nas semanas acadêmicas, nos encontros jurídicos, em cursos de aperfeiçoamento, entre outros. Tem destaque as oficinas do Centro Regional de Estudos e Atividades da Terceira Idade (Creati), que oferece aulas de artesanato, ginástica, ioga, informática, canto coral e literatura.

Diretor: Adriano Lourensi