Geral

Estudantes da UPF se preparam para competição nacional de Aerodesign

17/10/2023

15:40

Por: Assessoria de Imprensa

Disputa consiste na fabricação de um avião de carga; grupo da UPF está entre os 52 melhores do Brasil

Fabricar um avião, colocá-lo no ar com carga de mais de 5kg e realizar taxiamento na pista: esse é o desafio da competição SAE Brasil de Aerodesign, que já está em sua 25º edição e terá uma equipe da UPF na disputa. O projeto, orientado pelo professor Dr. Leandro Doro Tagliari, é multidisciplinar e conta com alunos do curso de Engenharia Mecânica. A competição ocorre de 02 a 05 de novembro, em São José dos Campos/SP.

Em 2022, a equipe batizada de Aerocócus participou do concurso e ficou na 3° posição da divisão de acesso e, para este ano, o grupo assumiu diversos novos desafios, como conta o professor Leandro. “Para 2023, desenvolvemos uma aeronave com motorização elétrica, aerodinâmica, inovadora, com perfil de asa negativo e capacidade de levar carga de 12kg”, comentou. Conforme o professor, atualmente a equipe é formada por estudantes de Engenharia Mecânica, no entanto, em edições anteriores, alunos de Matemática, Arquitetura e outras engenharias já participaram da competição.

Entre as mais de 200 equipes inscritas, o grupo da UPF chegou à posição 52 para este ano, e pretende se firmar entre as 10 melhores no ranking geral. O destaque ficará com a equipe que conquistar o 1º lugar na competição, pois o título garante participação direta na competição internacional, que acontecerá no ano que vem. 
O professor destaca que a participação dos estudantes no projeto garante uma formação multidisciplinar, já que abrange conceitos específicos, como mecânica de fluídos, eletrotécnica, materiais de construção e diversas outras áreas, além da afirmação do trabalho em grupo entre diferentes áreas da Universidade.

Sobre a competição


A competição é desenvolvida exclusivamente por estudantes de Engenharia, sob avaliação e julgamento da SAE International. A competição consiste em desenvolver uma aeronave em escala reduzida e controlada por rádio controle pelos estudantes de Engenharia, com capacidade de realizar decolagem numa pista de 50 metros lineares, um voo de 360 graus num raio de 60 metros de altitude, realizar o procedimento de aterrisagem e taxiamento na pista com uma carga mínima de 5Kg, sendo que a aeronave pesa em torno de 2,5Kg, ou seja, ela deve conseguir carregar pelo menos o dobro do seu peso.

O que é a SAE International

SAE International é uma associação focada em mobilidade urbana, e possui mais de 128 mil engenheiros e especialistas em mobilidade associados. No Brasil, a associação está presente em 7 estados e conta com mais de 6 mil sócios.