A Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear), criada há mais de 40 anos, é hoje um centro de desenvolvimento de pesquisas e prestação de serviços à comunidade. Oferece aos seus acadêmicos uma completa infraestrutura que permite o exercício da prática desde o início da graduação. 

A infraestrutura compreende mais de trinta laboratórios, o Centro Tecnológico da Engenharia Civil, Ambiental e Arquitetura (Cetec), o Núcleo de Tecnologia Mecânica, o Núcleo de Manutenção Eletroeletrônica e o Núcleo de Arquitetura e Desenvolvimento Urbano e Comunitário (Naduc). O Centro de Pesquisa em Alimentação (Cepa) também oferece diversos serviços, além de disponibilizar laboratórios para a prática acadêmica.

No ano de 2015, a Fear inaugurou dois novos prédios com espaços qualificados para bem atender à comunidade acadêmica.  O Prédio V2 e o Centro Tecnológico R2, ou Cetec II. Os novos espaços representaram um incremento de 24  novas salas de aula e possibilitam a qualificação de laboratórios já existentes e propiciam a criação de novos espaços de pesquisas e estudos.

A inserção internacional é ampliada constantemente com o estímulo para que acadêmicos e professores participem de intercâmbios. Dentre os cursos oferecidos pela Fear, quatro são acreditados pelo Sistema Arcu-Sul: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil e Engenharia Mecânica.

Acadêmicos têm o envolvimento com a profissão que é facilitado pelo contato com empresas de Passo Fundo e  região. Isso possibilita que a maior parte dos egressos esteja empregada quando conclui a graduação.