Ensino

“Ser atleta e estudante trouxe novas perspectivas”

05/02/2024

13:34

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jean Mognon

Recém-formada pela UPF, Nathália Salvi conta a experiência de ter sido acadêmica de Direito e jogadora do time de vôlei Be8/UPF durante a graduação

Apaixonada por voleibol desde pequena, Nathália Salvi uniu o sonho de ser jogadora com a vontade de se formar no curso de Direito na Universidade de Passo Fundo (UPF). Ao longo dos cinco anos de graduação, ela conciliou os estudos com a rotina de treinos no time de voleibol da Instituição, o Be8/UPF, onde atuou na posição de levantadora.

A admiração pelo esporte, herdada da mãe que também é jogadora, fez com que Nathália aceitasse o convite para participar de uma seleção no time da UPF. Com isso, surgiu a oportunidade de ingressar no curso por meio da Bolsa-Voleibol da Universidade e atuar pelo time. “Eu aceitei imediatamente”, afirma. Segundo ela, a experiência de ser acadêmica e jogadora ao mesmo tempo trouxe diversas experiências para a vida.

“Ser atleta e estudante simultaneamente trouxe novas perspectivas. O esporte me auxiliava nos estudos e os estudos me faziam evoluir dentro do esporte. Eu diria que essa é a combinação perfeita quando se busca desenvolvimento pessoal e profissional”, comenta Nathália.

Com a rotina bastante agitada, ela precisou se virar entre treinos, preparações físicas, campeonatos, viagens, aulas, estudos, estágios e, no último ano, exame da OAB e defesa do TCC. “Tudo isso foi desafiador, mas certamente me transformou em uma pessoa mais determinada, destemida, confiante e empática, carregada de momentos memoráveis, rodeada de grandes amizades e com o sentimento de dever cumprido”, salienta. 

As conquistas de Nathália não foram somente dentro de quadra. Ela aproveitou diversas oportunidades oferecidas pelo curso. “Participei de grupos de pesquisa, escrevi diversos artigos científicos que foram apresentados em eventos e publicados em revistas/livros/anais e, por causa disso, fui selecionada para participar do intercâmbio acadêmico "Por dentro do Supremo", em 2022. Além disso, a faculdade me proporcionou vivenciar o Direito na prática por meio do Sajur, das visitas ao Presídio Regional e à APAC, das audiências simuladas, dos debates em sala de aula e do famoso e inesquecível Júri Simulado”, destaca.

Recém-formada, ela afirma que se sente preparada para encarar os novos desafios da profissão que escolheu para a vida. “Considerando toda essa bagagem acadêmica e tendo como inspiração o time de professores qualificadíssimos da UPF, me sinto preparada e capacitada para encarar o mercado de trabalho e ir em busca dos meus sonhos e metas”, afirma, ao mencionar que pretende iniciar a carreira jurídica atuando como advogada e, posteriormente, fazer pós-graduação em algumas áreas que mais interessam, como Direito Penal, Direito Processual Penal e Direito Desportivo. Ainda, por ser uma admiradora do trabalho prestado pela Defensoria Pública, pensa em começar os estudos para o cargo de defensora pública. 

Inscreva-se no Vestibular de Verão da UPF

Assim como a Nathália, você também sonha em cursar uma graduação? Aproveite os últimos dias para se inscrever no Vestibular de Verão da UPF. São oferecidos 47 cursos presenciais e 11 híbridos em diversas áreas do conhecimento. A UPF também facilita o acesso e a permanência na graduação por meio de bolsas e financiamentos. Acesse upf.br/ingresso e saiba mais.