Ensino

Sucesso de público, especialização em Proteção de Plantas chega a 6º edição

08/04/2024

15:04

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

Turma de 2024 iniciou as atividades na noite da sexta-feira, 5, com mais de 90 alunos em sala de aula

A atualização focada na realidade dos profissionais, o currículo dinâmico e aulas objetivas são alguns dos diferenciais da Especialização em Proteção de Plantas oferecida pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Em sua 6ª edição, o curso teve recorde de inscrições e a primeira aula contou com mais de 90 alunos. Com duração de 18 meses, a especialização ocorre presencialmente na Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios (Esan), Campus I.

Para a coordenadora do curso, professora Dra. Carolina Deuner, o sucesso se deve a dois fatores importantes: o contato permanente com os egressos dos cursos afins e o investimento em uma grade de aulas focada na realidade do mercado. “Os profissionais procuram especializações que os ajudem no dia a dia de suas atividades. É com foco em oferecer essa ferramenta que pensamos no curso. Professores qualificados levarão conteúdos atualizados e dentro da realidade, proporcionando ao aluno a otimização do tempo”, frisou, destacando que participam do curso pesquisadores, consultores de empresas, professores de outras instituições e profissionais gerais.

Engenheiro Agrônomo formado pela UPF, Jonas Zuchi iniciou seus trabalhos na pesquisa ainda durante a graduação, orientado pela professora Carolina. Ele destaca que, logo ao se formar, abriu uma empresa para seguir atuando na área e hoje desenvolve estudos focados em fungicidas para as culturas da soja, trigo e milho. Zuchi explica que a Pratciencie Soluções Agronômicas busca na pesquisa melhorias para o produtor e que o sucesso para essa busca passa pelo aperfeiçoamento profissional. “Depois de graduado, acabamos vivenciando experiências que necessitam de um amparo científico e retornar às salas de aula é fundamental. Eu acredito que isso é importante e nos auxilia muito para trabalhar de forma correta, agregando para melhorar as questões do dia a dia, ampliando o conhecimento e para estarmos sempre por dentro das novidades”, salientou.

Presente na aula inaugural, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Dr. Antônio Thomé, destacou que essa foi a maior turma da história das especializações da Universidade e parabenizou a todos pela escolha. “Queremos agradecer a vocês por terem escolhido uma formação aqui na UPF, com o diferencial do presencial, dos professores qualificados e pelo currículo que busca atender as demandas da sociedade. Estamos aqui para oportunizar a formação constante e essa turma cheia demonstra que estamos no caminho certo”, observou, ressaltando que a UPF conta com diversas opções de cursos presenciais, híbridos e online. 

Para a diretora da Esan, professora Dra. Cleide Moretto, a busca constante pela formação é um passo indispensável para qualquer profissional. Em sua fala, destacou a importância da atualização nos dias atuais. “Nós temos compromisso com qualidade e sabemos que esse curso foi pensado e desenhado para oferecer uma perspectiva com a prática. O que vocês verão aqui é toda a auditoria de profissionais que estão há décadas no mercado, com resultados de produção científica e que agora compartilham esses conhecimentos com todos aqui”, ponderou.

Atualize-se também
A UPF está com inscrições abertas para especializações para profissionais que desejam alavancar a carreira e necessitam sempre estar em constante qualificação. São diversas oportunidades que podem ser conferidas no site upf.br/pos.