Geral

Reitoria da UPF recebe Tenente Coronel do Projeto Rondon

28/06/2017

18:08

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Parceira do projeto Rondon desde 2005, a Universidade de Passo Fundo (UPF) recebeu na tarde desta quarta-feira, dia 28 de junho, a visita do coordenador de comunicação social do Projeto Rondon, Tenente Coronel Alexandre Sholtz. Ele foi recebido no gabinete pelo reitor da UPF, professor José Carlos Carles de Souza. 

Acompanharam a agenda a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, professora Bernadete Maria Dalmolin; a coordenadora de Projetos Especiais, professora Ana Maria Migott; a coordenadora da equipe da UPF na Operação Rondônia Cinquentenário de julho de 2017, professora Nadja Harmann; o diretor da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC), professor Cassiano Cavalheiro Del Ré; e a coordenadora de Extensão da FAC, professora Bibiana de Paula Friderichs.

Na oportunidade, Sholtz destacou que, nesses 50 anos de operações do projeto Rondon, houve 1,3 mil participações de grupos de 350 instituições parceiras, entre elas a UPF, a única instituição de ensino que já atuou nos três conjuntos, A, B e C. A vinda do Tenente Coronel também foi motivada pelo projeto de edição de um livro que fará o resgate do Projeto, evidenciando a atuação das tantas operações realizadas.

Próxima operação
Comemorando os 50 anos do Projeto Rondon, a Operação Rondônia Cinquentenário acontecerá em 15 municípios de Rondônia, de 6 a 23 de julho, e contará com a participação de 310 rondonistas e 30 instituições de ensino superior do Brasil. A UPF será representada pela primeira vez por dois conjuntos, A e C, coordenados respectivamente pelas professoras Ana Migott e Nadja Hartmann, além das professoras coordenadoras adjuntas dos grupos, Vera Rosa Hass e Bibiana de Paula Friderichs. A UPF é a única instituição com dois projetos selecionados para essa Operação e totalizará 40 rondonistas, a maior equipe de uma única universidade.

O conjunto A, responsável pelas atividades nas comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira, fará uma operação fluvial. O trabalho será desenvolvido nas áreas de cultura, com dança, teatro, cinema, oficinas de escrita, fotografia e gincanas; de direitos humanos e justiça, com palestras, oficinas e rodas de conversa; de educação, com cursos, oficinas e atividades para promover a leitura; e na área da saúde, com várias oficinas e minicursos. Já o conjunto C, formado por acadêmicos dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, ficará responsável pela comunicação social de toda a Operação, fazendo a cobertura das atividades dos rondonistas de cada município, por meio das redes sociais do Projeto Rondon e de boletins para televisão e rádio.

Galeria de Vídeos