Cultura

Música UPF realiza edição especial do Festival de Violão

11/03/2024

14:51

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Neda Navaee

Violinista Pedro Aguiar fará um recital de violão solo na próxima sexta-feira (15), no Campus I da UPF

O curso de Música da Universidade de Passo Fundo (UPF) realiza, na próxima sexta-feira, 15 de março, uma edição especial do Festival de Violão da UPF. O violonista Pedro Aguiar estará no palco do auditório do prédio D3, Campus I, a partir das 19h30min, para um recital de violão solo. A entrada é gratuita.

Nascido em Brasília, em 1990, Pedro Aguiar iniciou seus estudos na Universidade de Goiás e seguiu na Marshall University, nos Estados Unidos. Em 2012, continuou os estudos em Paris e em Munique, onde obteve mestrado em violão clássico e em música contemporânea. Concertista versátil, apresenta-se como solista à frente de orquestras e em diferentes formações de música de câmara. Desde 2018, é membro da Ópera de Câmara de Munique. Seus concertos o levaram a vários países do mundo: Alemanha, Áustria, Croácia, Espanha, França, Itália, Portugal, Suíça, Chile, Brasil, Argentina, Uruguai e Estados Unidos. 

Além de suas atividades como concertista, Pedro Aguiar desenvolveu suas habilidades de ensino como professor assistente na Escola Superior de Música e Teatro de Munique, tendo vários alunos premiados em concursos e que se tornaram músicos profissionais. Também ministra masterclasses em diversos festivais e conservatórios de música. O músico ganhou quinze prêmios em concursos internacionais de violão, incluindo o primeiro prêmio no famoso Concurso Internacional de Violão Alhambra, na Espanha. Em 2020, gravou seu primeiro CD pela Naxos (Brazilian Guitar Music), que compõe a lista dos melhores álbuns do ano da rádio de música clássica de Nova Iorque WQXR. 

Sobre o recital

Com o tema "Les Années folles!", o recital apresentará obras tocadas no violão durante a década de 1920, em Paris. Segundo o professor do curso de Música, Dr. Márlou Peruzzolo Vieira, a década de 1920 foi marcada pela efervescência cultural, onde se reuniram alguns dos maiores artistas do século XX. “Era possível andar pelas ruas de Paris e se deparar com Igor Stravinsky ou Pablo Picasso, escutar Josephine Baker nos recém fundados clubes de jazz de Montmartre, ou perceber a presença de Salvador Dali e Ernest Hemingway em um café no Quartier Latin. Este cenário propiciou o florescer de obras icônicas para o violão clássico. A presença de Andrés Segovia inspirou vários dos compositores residentes na cidade-luz”, comenta.

Confira o repertório que será apresentado no recital:

Manuel de Falla (1876- 1946)
    >> Homenaje pour le tombeau de Debussy

Manuel M. Ponce (1882-1948)
> Suite em La mineur
>> Preludio
>> Allemande
>> Sarabande
>> Gavotte
>> Gigue

Germaine Tailleferre (1892 -1983)
>> Guitare

Gustave Samazeuilh (1877-1967)
>> Sérénade

H. Villa-Lobos (1887-1959)
>> 12 Estudos