Integrado

Estudantes do Integrado inseridos na pesquisa e na extensão

10/04/2024

15:20

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Raquel Tartas

Por meio de bolsas, os alunos do Ensino Médio têm a oportunidade de atuar junto à comunidade de dar seus primeiros passos na iniciação científica

Desde 2015, o Integrado UPF proporciona uma experiência acadêmica aos seus estudantes do Ensino Médio: a participação em projetos de pesquisa e de extensão, junto a docentes e acadêmicos da Universidade de Passo Fundo. Por meio de bolsas, os estudantes, ainda durante sua formação, têm a possibilidade de desenvolver o gosto pela pesquisa e pela extensão, aguçando os sentidos para as demandas da comunidade e incentivando ainda mais o ingresso na graduação.

Na última sexta-feira, dia 5 de abril, os novos bolsistas e seus orientadores tiveram seu primeiro contato, para alinhar o funcionamento das atividades, bem como horários e primeiras demandas. Neste ano, foram ofertadas 50 vagas, sendo 30 pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e as outras 20 pelo Programa de Apoio Institucional a Discentes de Extensão e Assuntos Comunitários (Paidex) Júnior.

Já no 3º ano do Ensino Médio, a estudante Mariana Secco está sem seu segundo ano como bolsista Paidex Júnior. Ela participa do projeto de extensão Célula -  Sistema de Comunicação Solidária e conta que a experiência tem sido mais do que um aprendizado novo. “Eu descobri muito sobre mim mesma, e as coisas mais especiais sobre mim dentro do Paidex. A participação no Programa me fez acordar para as profissões que eu quero seguir. Eu amei cada pedaço do projeto. E uma coisa que eu gosto muito é que eles me deram muita liberdade pra deixar minhas opiniões claras em todas as áreas do projeto”, conta. 

Já o Artur Pazinatto, do 2º ano, vai viver essa experiência pela primeira vez. Ele acaba de ingressar no projeto de pesquisa  "Marcadores moleculares do eixo hipotálamo-hipófise-inter-renal como mecanismos de ação de agroquímicos na interrupção endócrina", vinculado ao curso de Medicina Veterinária. Segundo o estudante, a escolha se deu justamente por gostar da área e sentir que essa experiência pode agregar no seu currículo futuramente.