Cultura

Egresso do curso de História da UPF é autor do livro Bardíacos - O início do fim

13/03/2017

11:28

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução e Divulgação

Carlos Felipe de Mamam está escrevendo a continuação da obra, que está no primeiro volume

Uma narrativa do gênero de ficção fantástica, ambientada em um mundo imaginário, capaz de abrigar diversos tipos de seres com base em mitologias nórdicas, gregas, entre outras, no qual o jovem rapaz Aenon decide aventurar-se sozinho. Com o sonho de escrever seu próprio livro, ele tem a oportunidade de conhecer figuras peculiares e ilustres, desde anões, magos, nobres cavaleiros e até mesmo a grande realeza de Nomack. Esse é o mote de Bardíacos - O início do fim, obra de autoria de Carlos Felipe de Mamam, egresso do curso de História da Universidade de Passo Fundo (UPF), graduado no ano de 2016.

Dentre os motivos que levaram o escritor a escrever a trama de Aenon, estão as lembranças da sua infância. “Ainda quando muito criança, eu costumava desenhar personagens medievais. Era quase um vício fazer esses desenhos. Hoje, tenho menos da metade dos que eu tinha. Certa vez, meu pai me perguntou quem eram aqueles personagens, e eu não soube responder. Foi então que ele me fez outra pergunta: por que não dar um nome a eles? Por que não dar uma idade, uma profissão, uma característica pessoal? A partir desse momento, comecei a elaborar perfis razoavelmente mais complexos para cada desenho. E, quando dei por mim, percebi que muitos desses personagens se interligavam em diversos sentidos e suas histórias só cresciam”, conta Mamam.

O curso de História contribuiu para a conclusão do primeiro volume do livro. “Embora eu tivesse ficado algum tempo com o ‘manuscrito guardado em uma gaveta’, como muitos autores mencionam, foi somente quando iniciei a graduação que meu desejo de finalizar a obra voltou à tona”, comenta Carlos, mencionando que as redes sociais o denunciaram aos professores, que, algumas vezes, perguntavam como estava o andamento da publicação. 

Influência do cinema

Além de escritor, Carlos Felipe atua como agente administrativo educacional do estado do Rio Grande do Sul e como professor e praticante de artes marciais na modalidade de Kung Fu, estilo Wing Chun. Segundo ele, a vontade de se tornar um escritor surgiu depois de assistir ao filme O Senhor dos Anéis, de 2001. “Esse longa-metragem entrou no meu imaginário e, no bom sentido, bagunçou com tudo. No anseio de saber de tudo o que havia para saber sobre o audiovisual em questão, cheguei aos livros de J.R.R. Tolkien, o que só me deu mais certeza do meu desejo me tornar um autor do gênero”, relata.

Mamam diz que, embora esteja a anos luz de alcançar o nível de escrita e de criatividade de Tolkien, deveria começar de algum lugar. “A partir daí, conheci o trabalho de muitos outros autores do gênero de ficção fantástica e de outras linhas da literatura internacional, como George R.R. Martin, Michael Crichton, Robbin Hob, Stephen King e Bernard Cornwell, bem como escritores nacionais, dentre os quais Raphael Draccon, Eduardo Sphor e Orlando Paes Filho.

Autores iniciantes, como Tiago C. F Ramos, de O Conto das Lendas; Juan Vargas Rossano, de Morfangnor; Cristian Siquitelli, Michel Duarte e Moisés Moreira, foram fundamentais para o desenvolvimento de Bardíacos. “A troca de experiência, ideias e informações com esses escritores fantásticos foi e é de muito valor para mim, e foi o que me possibilitou concluir esse primeiro volume”, relata Carlos.

Como obter o livro?

É possível adquirir Bardíacos - O início do fim no site da Kiron Editora. Em breve, a obra estará à venda nas livrarias. O livro possui uma página oficial no Facebook, na qual há mais detalhes a respeito da obra.

Carlos Felipe de Mamam segue escrevendo a continuação da publicação, que, de acordo com ele, terá mais três exemplares. Outras obras estão sendo escritas pelo autor, uma delas sobre uma lenda Viking e a outra, com um gênero diferente, apresenta uma trama de suspense e terror que se passa na atualidade.