Cultura

AHR/UPF lança 4º Concurso de Quadrinhos

13/03/2024

16:44

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Atividade integra a programação de 40 anos do espaço

Criado em 1984, o Arquivo Histórico Regional da Universidade de Passo Fundo (AHR/UPF) chega aos 40 anos em 2024. O local de guarda, conservação e pesquisa de conjuntos documentais de Passo Fundo e região é referência na produção e divulgação de conhecimentos, para estudantes, pesquisadores e comunidade em geral.

O AHR está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e ao curso de graduação em História, e reúne mais de um milhão de documentos preservados. Dentre seus diversos acervos, estão conjuntos de periódicos editados pela imprensa como jornais, revistas, informativos e almanaques; e arquivos públicos, pessoais e sociais, como os de Nicolau Araújo Vergueiro, das prefeituras de Passo Fundo e Lagoa Vermelha, da Secretaria de Terras Públicas do estado e da UPF.

Programação de aniversário

Para marcar essa data, o AHR iniciou, na noite de terça-feira, 12 de março, uma programação especial, que terá atividades ao longo de todo o ano. Abrindo a agenda de eventos, foi realizada a aula aberta "Desvendar os arcanos: a correspondência como fonte para a pesquisa histórica", ministrada pela professora Dra. Teresa Malatian, da UNESP. A aula está disponível no Youtube.

Além disso, foram apresentadas diversas ações que ocorrerão nos próximos meses. O projeto Arquivo em Foco, que reúne pesquisadores para abordar diferentes temáticas, terá novas edições em 2024, e as duas primeiras já têm datas e temas. A primeira será no dia 03 de abril, com o tema República dos Coqueiros; já o segundo encontro está marcado para 23 de maio, em parceria com o projeto Vidas Negras, sobre a Presença Negra no AHR. Os projetos Nas Trilhas da História e Museu a Céu Aberto, que propõem passeios guiados, também terão novas edições.

4º Concurso de Quadrinhos do AHR

O AHR, com apoio do Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) e do curso de Design Gráfico da UPF, promovem o 4º Concurso de Quadrinhos. A atividade tem como objetivo instigar estudantes de todos os níveis, profissionais e a comunidade em geral a compreenderem a importância das memórias e da história local, bem como dos acervos que tornam possível seu estudo e divulgação, em especial os acervos do AHR e do IHPF, que dispõem de mapas, documentos, fotografias, manuscritos públicos e privados e que versam sobre a história do município e região.

Nesta edição, o tema escolhido é “República dos Coqueiros: a mais insólita república do mundo”. As inscrições abrem no dia 25 de março. Veja mais detalhes no regulamento.