Ensino

40 anos do curso de Enfermagem da UPF serão comemorados com programação especial

05/10/2017

10:46

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

O curso de Enfermagem da Universidade de Passo Fundo (UPF) está completando 40 anos de existência. Para celebrar essas quatro décadas de história, de 24 a 27 de outubro, no auditório Biomédico, Campus II, serão realizadas diversas atividades junto à comunidade acadêmica e geral.

A programação inicia na terça-feira (24), às 13h30min, com o XVII Simpósio de Administração e Gestão dos Serviços de Enfermagem. Logo após, às 17h, será realizado um show de talentos da Enfermagem. Já na quarta-feira (25), às 10h, ocorre a Aula Magna “Desafios para a ciência, tecnologia e inovação em saúde no contexto de ampliação das desigualdades e dos riscos ambientais e tecnológicos”. O tema será debatido pelo Dr. Juliano de Carvalho Lima (Fiocruz). Mais tarde, às 14h, acontece a solenidade de abertura das comemorações alusivas aos 40 anos do curso, com a Big Band UPF, uma homenagem aos ex-diretores, coordenadores e professores do curso de Enfermagem, e com o descerramento da placa comemorativa às quatro décadas da graduação.

Na quinta-feira (26), às 8h15min, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de Enfermagem vão ser abordadas pela professora Dra. Margarita Ana Rubin Unicovsky, e, a partir das 10h, a temática “A prática na Enfermagem baseada em evidências” será explorada pela professora Dra. Denise Antunes de Azambuja Zocche. Por fim, na sexta-feira (27), às 22h, haverá a festa de encerramento I Enferfest, na Bulls.

Segundo a coordenadora do curso, professora Dra. Mara Regina Calliari Martin, pretende-se, com as diversas ações, discutir as novas DCNs e as práticas dos profissionais da enfermagem, com vistas à reformulação curricular, contribuindo assim com a formação do aluno. Também, além de oportunizar a integração ensino-serviço, as atividades visam promover a aproximação com os egressos, profissionais da área da saúde e acadêmicos com a comunidade.

Inscrições

Estão convidados a participar acadêmicos, professores e egressos do curso de Enfermagem; enfermeiros e profissionais da Área da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde; enfermeiros e gestores dos Hospitais da Cidade, São Vicente de Paulo e Beneficente Dr. César Santos; enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde; coordenadores dos cursos do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UPF; e a coordenação de extensão e de pesquisa do ICB. As inscrições têm o valor de R$ 5,00 (com certificado), e podem ser feitas na secretaria e no Diretório Acadêmico do curso.