Eventos UPF

Curso de Qualificação Docente

Considerando dar andamento ao Programa de Formação Docente já institucionalizado na UPF e coordenado pela Vice-Reitoria de Graduação da Universidade de Passo Fundo, juntamente com o Setor de Apoio de Pedagógico, este evento tem o propósito de oportunizar um momento de aprimoramento e qualificação para os professores da UPF. Resta esclarecer que esta iniciativa no mês de janeiro inaugura um conjunto de iniciativas que serão desenvolvidas nos períodos de recesso educacional na UPF com vistas à fortalecer a formação pedagógica de todos os docentes. Este evento, particularmente, foi idealizado em parceria com a Equipe de Gestão Estratégica da Formação Docente, composta por docentes das diversas áreas e cursos da instituição, que foram convidados pela VRGRAD no intuito de remodelar as ações que o Programa de Formação Docente já vinha desenvolvendo na UPF.

Justifica-se ainda este evento, na perspectiva de qualificar o necessário processo formativo, contínuo e sistemático, que oportunize a reflexão sobre a prática do ensino, considerando seu aperfeiçoamento e atualização, e desta forma solidificando a excelência do ensino na UPF.

Cabe destacar também que o evento proposto potencializará as relações interpessoais dos envolvidos e por meio de sua sistemática, contribuirá para a evolução permanente do contexto do ensino, da pesquisa e da extensão na instituição

Objetivos

a) Qualificar a ação docente na instituição.
b) Promover discussões e intercâmbio de diálogos nas diferentes realidades vivenciadas pelos docentes da UPF.
c) Aprimorar a prática docente nas diferentes áreas do conhecimento, motivando os professores à educação continuada e consequente qualificação profissional.
d) Propiciar aos educadores das diferentes áreas do saber, discussões e reflexões sobre a prática docente e sobre inovações metodológicas nas práticas de sala de aula.
e) Integrar, promover o diálogo e motivar os educadores à formação continuada, permitindo um olhar mais qualificado aos processos de ensino.
f) Favorecer a possibilidade de refletir sobre a formação integral que necessariamente implica no ensino, pesquisa e extensão.
g) Oportunizar um espaço de valorização de vivências, experiências e boas ações docentes por meio de oficinas.

Programação

11 e 12 de janeiro de 2017
Das 8h30min às 11h30min  e das 14h às 17h
Local: FEAC

Dia 11 - Quarta feira

8h30min – Auditório da FEAC
Apresentação Teatral – Práticas teatrais e formação docente
Grupo de Teatro Dionisos – Joinville/SC
Debates em grupos: “Quem sou eu, professor UPF?”

14h – Salas de aula da FEAC
14h - Realização de oficinas em diferentes áreas temáticas

A utilização das redes sociais no processo de ensino/aprendizagem
Dia 11 – Tarde: 14h às 17h – Salas de Aula da FEAC - Olmiro Cristiano Lara Schaeffer - A oficina pretende apresentar a utilização das redes sociais como metodologia possível no processo ensino-aprendizagem na graduação e na pós-graduação.

Migrações internacionais: o mundo do trabalho e o ensino superior
Dia 11 – Tarde: 14h às 17h – Salas de Aula da FEAC - João Carlos Tedesco - A oficina abordará a temática premente da imigração internacional
contemporânea no mundo em seus múltiplos aspectos e sua dinâmica
regional e o papel da universidade.

Introdução ao trabalho com metodologias inovadoras
Dia 11 – Tarde: 14h às 17h – Salas FEAC - Adriano Vieira e Sueli Caixeta - Compreender as metodologias inovadoras na educação superior e sua utilização em sala de aula. O que é inovar em sala de aula? O trabalho docente com metodologias inovadoras.

Planejamento docente em tempos de inclusão
Dia 11 – Tarde: 14h às 17h – Salas de Aula da FEAC - Rosane Rigo De Marco e Cláudia Sanini - Analisar a ação de planejar o ensino, de forma inclusiva, situando a disciplina no contexto do curso e as necessidades educativas especiais dos acadêmicos.

Mediação de conflitos e justiça restaurativa no meio acadêmico: uma experiência concreta
Dia 11 – Tarde: 14h às 17h – Salas de Aula da FEAC - Gabriel A. Divan, Lizandra H. Passamani e Equipe Mediajur - Elencar princípios da justiça restaurativa e da mediação, e sua aplicação nos conflitos do dia a dia e oriundos do ambiente acadêmico.

UPF Virtual - Inovando as práticas das aulas presenciais utilizando o Ambiente virtual de Aprendizagem Moodle
Dia 11 – Tarde: 14h às 17h – LCI - Daniel Dias, Rafaela Bohrz e Renata Andreola - A atividade apresentará os principais recursos e atividades do ambiente virtual Moodle, contribuindo na interação entre alunos e professores para além da sala de aula.

Fugindo do ensino dos séculos passados, novas metodologias de aprendizagem: teoria e prática real
Dia 11 – Tarde: 14h às 17h – LCI - Zacarias Chamberlain - Apresentar na prática novas técnicas para aprendizagem, acompanhadas de elementos teóricos, com cases desenvolvidos na UPF. Os participantes deverão levar notebook, smartphone ou tablet.

Qualidade de vida do docente
Dia 11 – Tarde: 14h às 17h – Salas de Aula da FEAC - Ivo Scherer e Edson Bortoluzi - Discutirá a qualidade de vida do docente, nos aspectos biopsicossociais e suas inter-relações com as questões alimentares, bem como intervenções na saúde pública.

18h – APROFUPF - Roda de Chimarrão, Voz e violão

19h – APROFUPF - Jantar por adesão – Valor R$ 32,00 – O pagamento será realizado no local do jantar. Participação musical de Luis Fernando Pereira Neto e grupo.

Dia 12 - Quinta-feira

Dia 12 - Manhã - 8h30min – Salas de aula da FEAC 
Realização de oficinas em diferentes áreas temáticas

Reconectando professores com a natureza: uma experiência pedagógica junto à RPPN-UPF
Dia 12 - Manhã - 8h30min - Salas FEAC - Jaime Martinez - A categoria Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) entre as áreas naturais protegidas. Possibilidades pedagógicas multidisciplinares. Trilha interpretativa.

UPF Virtual e UPF TV – Como planejar, criar e implementar videoaulas em ações de aprendizagem
Dia 12 - Manhã -  8h30min – UPF TV - Taís Rizzotto e Daniel Dias - Serão apresentados os elementos principais para um vídeo de curta duração para educação a distância (EaD). Observar os fatores que garantem o sucesso comunicaciona

PPI e PPC: interlocuções possíveis e imprescindíveis
Dia 12 - Manhã: 08h30min – Salas FEAC - Márcio Taschetto e Daniela D. Araújo - Identidade e documentos institucionais. Princípios e Núcleos Fundantes do novo PPI. Relação PPI e PPC. Reflexos dos documentos institucionais na ação docente.

Projeto (Re)Conhecer: metodologias ativas
Dia 12 - Manhã: 08h30min – Salas FEAC - Carla Gonçalves - Promover o uso de metodologias ativas na prática docente, nos cursos da UPF, considerando a interdisciplinaridade e o interprofissionalismo, fundamentando cientificamente as metodologias.

Estratégias de retenção em sala de aula: uma análise do cenário da UPF e a socialização de práticas das universidades canadenses
Dia 12 - Manhã: 08h30min – Salas FEAC - Anderson Neckel, Agenor D. Meira Júnior e Rosani Sgari - Apresentar indicadores sobre evasão e retenção de alunos da Instituição, relacionando estratégias da UPF com as práticas das universidades canadenses.

Sofrimento psíquico de estudantes universitários
Dia 12 - Manhã: 08h30min – Salas FEAC - Sueli Caixeta e Adriano Vieira - Entender como a história de vida, as condições subjetivas, expectativas, ideais pessoais, parentais e acadêmicos se articulam na produção do sofrimento psíquico dos estudantes.

Permanência e qualificação acadêmica: um espaço de escuta e mediação
Dia 12 - Manhã: 08h30min – Salas FEAC - Maria Aparecida Tagliari Estacia e equipe SAEs - A oficina abordará temáticas relacionadas às mais diversas dificuldades envolvidas na aprendizagem acadêmica, oportunizando ferramentas que possibilitem a condução de diferentes situações.

Tarde - Auditório da FEAC - 14h
Workshop “Ensinar e aprender no cenário das sociedades complexas” – Prof. Altair Alberto Fávero.
Percepção de discentes: “Que professor eu curto?” - Profa. Maria Joana Chaise e NEXJOR/FAC.
Depoimento de Professor UPF: Histórias de Vida - Profa. Neusa Maria Henriques Rocha
Diálogo entre os participantes

Encerramento

Inscrições >  A inscrição para o evento é gratuita e deverá ser formalizada neste link.

Conheça o Programa de Formação Docente


Contato
E-mail: vrgrad@upf.br
Telefone: (54) 3316-8104

Eventos relacionadas

Palestras e aulas práticas integram programação da UPF na Expodireto

49 anos da criação da UPF

Palestras e aulas práticas integram programação da UPF na Expodireto

Mês do Meio Ambiente

Palestras e aulas práticas integram programação da UPF na Expodireto

Curso de Qualificação Docente