Eventos UPF

Curso de Qualificação Docente

Considerando dar andamento ao Programa de Formação Docente já institucionalizado na UPF e coordenado pela Vice-Reitoria de Graduação da Universidade de Passo Fundo, juntamente com o Setor de Apoio de Pedagógico, este evento tem o propósito de oportunizar um momento de aprimoramento e qualificação para os professores da UPF. Mais uma vez, o evento, em sua terceira edição foi idealizado em parceria com a Equipe de Gestão Estratégica da Formação Docente, composta por docentes das diversas áreas e cursos da instituição convidados pela VRGRAD.

Objetivos

a) Qualificar a ação docente na instituição.
b) Promover discussões e intercâmbio de diálogos nas diferentes realidades vivenciadas pelos docentes da UPF.
c) Aprimorar a prática docente nas diferentes áreas do conhecimento, motivando os professores à educação continuada e consequente qualificação profissional.
d) Propiciar aos educadores das diferentes áreas do saber, discussões e reflexões sobre a prática docente e sobre inovações metodológicas nas práticas de sala de aula.
e) Integrar, promover o diálogo e motivar os educadores à formação continuada, permitindo um olhar mais qualificado aos processos de ensino.
f) Favorecer a possibilidade de refletir sobre a formação integral que necessariamente implica no ensino, pesquisa e extensão.
g) Oportunizar um espaço de valorização de vivências, experiências e boas ações docentes por meio de oficinas

Programação

08 a 11 de janeiro de 2018.
Local: Feac - Auditório e Salas de Aula 
Período de inscrições: 07/12/2017 a 08/01/2018


Dia 08 de janeiro de 2018 – segunda-feira
Auditório da Feac - 14h às 17h – Painel

Eles chegaram! Como promover a inclusão na educação superior
Prof. Dário Aguirre*

Como promover o acesso, a permanência e a inclusão sob a ótica dos direitos humanos e da flexibilidade? O que nos diz a legislação? Quais seus reflexos na docência?
* Consultor em Acessibilidade e Atendimento Especializado da Fundação Cesgranrio, Instituto Americano de Desenvolvimento Social - IADES. Membro da Comissão de Gestão das Avaliações da Educação Básica do INEP. Diretor Pedagógico do Grupo Incluir, empresa no ramo de acessibilidade, adaptação de materiais didáticos e formação continuada de professores para atendimento especializado a pessoas com deficiência sensorial.


Dia 08 de janeiro de 2018 – segunda-feira
Auditório da Feac -
19h30min às 22h – Conferência

Configurações familiares no século XXI e o impacto na docência
Prof. Abraham Turkenicz*
Como o contexto familiar influencia nos processos relacionais e de aprendizagem? Como os referenciais afetivos, emocionais e psicológicos oriundos das novas configurações familiares impactam na docência?

* Médico, psicanalista e terapeuta de casais e famílias. Professor de Terapia Familiar na Faculdade de Psicologia PUCRS (1980-1988). Membro fundador e docente de terapia familiar no Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infância e Adolescência (CEAPIA) de Porto Alegre, desde 1980. Palestrante em vários simpósios, congressos e seminários sobre assuntos familiares. Autor do livro - Organizações Familiares: Contextualização Histórica da Família Ocidental


Dia 09 de janeiro de 2018 - terça-feira
14h às 17h – Oficinas
Salas de aula da Feac


1. Flexibilidade na educação superior – como construir planos de aula que atendam TODOS (Auditório da FEAC) – 80 vagas
Equipe Dário Aguirre
Como criar um sistema de alta expectativa de aprendizagem em sala de aula: a visão docente e discente. Como relacionar e utilizar os conceitos da andragogia e da inclusão no planejamento acadêmico? Como traçar objetivos de aprendizagem em conformidade com a sistemática da flexibilidade? O registro e o acompanhamento da aprendizagem.

2. A complexidade e a transdisciplinaridade a serviço da inclusão (Auditório da FEAC) – 80 vagas
Equipe Dário Aguirre
A complexidade, a transdisciplinaridade e a flexibilidade curricular como propulsores do aprendizado. A avaliação de resultados para o planejamento de ações. A inclusão como fonte de pesquisa.

3. Espectro autista e educação superior: uma conexão possível? – 30 vagas (FEAC – Sala Pós 01)
Profas. Claudia Sanini e Vanisa Fante Viapiana
Transtorno do espectro autista: sintomas que o definem e as principais dificuldades associadas. Desafios no ensino superior e as possibilidades de ação e intervenção docente.

4. Relacionamento interpessoal: eu e os outros – 30 vagas (FEAC – Sala Pós 02)
Profa. Marisa Canello Kuhn
Noções sobre relacionamento interpessoal. Autoconhecimento. Competência emocional. Inteligência interpessoal. Desenvolvimento interpessoal. Administração de conflitos.

5. Comunicação, expressão e oratória – Ana Luiza Funghetti, Patrick de Carvalho da Silva e Patrycia Sbeghen Zanatta – 30 vagas (FEAC – Sala Pós 03)
Comunicação, expressão e oratória. Comunicação e expressão em público. Desinibição e postura. Exercícios de teatro e oratória.


Dia 09 de janeiro de 2018 – terça-feira
Auditório da Feac – 19h30min às 22h – Painel

Painel: As tecnologias digitais como potencializadoras das metodologias ativas de aprendizagem
Prof. Fernando de Mello Trevisani*
De que modo as tecnologias digitais e as metodologias ativas podem colaborar com a construção do conhecimento de forma a garantir que os estudantes universitários consigam responder às necessidades de formação integral?

* Consultor educacional e de tecnologia para fundações, empresas, escolas e startups da área de educação do Brasil e do exterior. Consultor educacional em novos modelos de ensino, professor da Faculdade Sesi, do Colégio Sidarta e atua no projeto Time de Autores, parceria com o Google, a Nova Escola e a Fundação Lemann para produção de planos de aula alinhados com a BNCC.


 Dia 10 de janeiro de 2018 - quarta-feira
 14h às 17h – Oficinas
Salas de aula da Feac

01. Introdução ao trabalho com metodologias inovadoras – Prof. Adriano Vieira – 30 vagas (Feac – Sala Pós 01)
Metodologias inovadoras na educação superior e sua utilização em sala de aula. Fundamentos das metodologias inovadoras. O que é inovar em sala de aula? Exercícios para o trabalho docente com metodologias inovadoras.

02. Projeto (Re)Conhecer: metodologias ativas – Profas. Carla Gonçalves e Cristiane Bareli – 30 vagas (Feac – Sala Pós 02)
Metodologias ativas na prática docente. Interdisciplinaridade e interprofissionalismo. Fundamentos científicos das metodologias ativas.

03. Apresentação e desenvoltura em gravações de videoaulas – UPFTV e UPF Virtual – 20 vagas
Desenvoltura frente a uma câmera. A habilidade de se expressar com clareza. Videoaulas. Exercícios práticos de desinibição.

04. Análise fílmica - ver o filme, ler a imagem – Prof. Fábio Rockenbach – 30 vagas (Feac – Sala Pós 03)
Ferramentas de discurso e interpretação que ampliam a experiência de ver o filme e enriquecem a mediação do professor com seus alunos quando utiliza o recurso. Oficina explanativa.

05. Redes sociais na educação – Prof. Olmiro Schaeffer – 30 vagas (Feac – Sala Pós 04)
Os processos de comunicação e educação associados às redes sociais na internet. As possibilidades de apropriação de redes sociais na pedagogia universitária. Propostas didáticas inovadoras e imersivas utilizando plataformas e ferramentas de redes sociais.

06. Utilizando a videoconferência do YouTube para orientação de trabalhos acadêmicos em 5 cliques – Prof. Adriano Teixeira – 25 vagas (Sala 109 do Iceg - Prédio B5)
O YouTube como plataforma de videoconferência para a orientação de trabalhos em tempo real e a distância. 

07. Reconectando professores com a natureza: uma experiência pedagógica junto à RPPN/UPF – Prof. Jaime Martinez – 30 vagas (Feac– Sala Pós 05)
A categoria Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) entre as áreas naturais protegidas. Possibilidades pedagógicas multidisciplinares. Trilha interpretativa.

08. Google Classroom - Equipe DTI – 30 vagas (Sala 13 do LCI)
Como utilizar o Google Classroom em sala de aula. Como criar turmas, postar conteúdos, criar tarefas, perguntas e disparar avisos. 


Dia 11 de janeiro de 2018 – quinta-feira
Auditório da FEAC – 8h30min – Momento de Integração

Juntos e Misturados: 50 anos e um novo olhar sobre o nosso Campus
Café da manhã
Atividades orientadas pelo Campus.
Observação: usar roupas e calçados adequados para atividades físicas e proteger-se com repelente e filtro solar.


Inscrições

A inscrição para o evento é gratuita e deverá ser formalizada neste link.

Conheça o Programa de Formação Docente

Contato
E-mail: sap@upf.br
Telefone: (54) 3316-8257

Eventos relacionados

Palestras e aulas práticas integram programação da UPF na Expodireto

Cursos Técnicos - Integrado UPF

Palestras e aulas práticas integram programação da UPF na Expodireto

Especializações e MBAs 2018