Eventos UPF

Curso de Qualificação Docente

Considerando dar andamento ao Programa de Formação Docente já institucionalizado na UPF e coordenado pela Vice-Reitoria de Graduação da Universidade de Passo Fundo, juntamente com o Setor de Apoio de Pedagógico, este evento tem o propósito de oportunizar um momento de aprimoramento e qualificação para os professores da UPF. Esta iniciativa no mês de julho, dá sequência ao conjunto de ações que estão sendo planejadas nos períodos de recesso educacional na UPF. Mais uma vez, o evento, em sua segunda edição foi idealizado em parceria com a Equipe de Gestão Estratégica da Formação Docente, composta por docentes das diversas áreas e cursos da instituição convidados pela VRGRAD.

Objetivos

a) Qualificar a ação docente na instituição.
b) Promover discussões e intercâmbio de diálogos nas diferentes realidades vivenciadas pelos docentes da UPF.
c) Aprimorar a prática docente nas diferentes áreas do conhecimento, motivando os professores à educação continuada e consequente qualificação profissional.
d) Propiciar aos educadores das diferentes áreas do saber, discussões e reflexões sobre a prática docente e sobre inovações metodológicas nas práticas de sala de aula.
e) Integrar, promover o diálogo e motivar os educadores à formação continuada, permitindo um olhar mais qualificado aos processos de ensino.
f) Favorecer a possibilidade de refletir sobre a formação integral que necessariamente implica no ensino, pesquisa e extensão.
g) Oportunizar um espaço de valorização de vivências, experiências e boas ações docentes por meio de oficinas.

Programação

11 e 12 de julho de 2017.

Local: Feac - Auditório e Salas de Aula 

Período de inscrições: 30/06/2017 a 11/07/2017

O curso é composto por uma atividade comum a todos os participantes: Cine Debate na noite do dia 11. Já, as OFICINAS, no dia 12, exigem a escolha de uma das opções oferecidas em cada turno (tarde e noite), no ato da inscrição.


DIA 11 DE JULHO – NOITE – 19H ÀS 22H

Cine Debate – Os percursos da docência sob a ótica do cinema - Debatedores: Fábio Rochenbach (FAC), Márcio Taschetto (Faed), Adriana Bragagnolo (Faed), Vera Rodrigues (Fear), Marlova Fuga (FD), Gerson Trombetta (IFCH)

Feac – Auditório – 19h às 22h


DIA 12 DE JULHO – TARDE – 14H ÀS 17H

Projeto (Re)Conhecer: metodologias ativas -  Carla Gonçalves e Cristiane Barelli - Feac - Sala Pós 02 – 14h às 17h
Promover o uso de metodologias ativas na prática docente, nos cursos da UPF, considerando a interdisciplinaridade e o interprofissionalismo, fundamentando cientificamente as metodologias.

Como planejar, criar e implementar videoaulas em ações de aprendizagem – Taís Rizzotto, Daniel Dias e Patrícia Zart - UPF TV – 14h às 17h
Serão apresentados os elementos principais para um vídeo de curta duração para educação a distância (EaD). Observar os fatores que garantem o sucesso comunicacional.

Comunicação, Expressão e Oratória – Equipe SAEs, Patrick de Carvalho da Silva, Eduarda Ongarato e Patrycia Sbeghen Zanatta - Feac – Sala Pós 03 - 14h às 17h
A oficina de Comunicação, Expressão e Oratória é voltada para quem tem dificuldade na comunicação em sala de aula e de se expressarem em público, trabalhando questões de timidez, desinibição e postura, com exercícios de teatro e oratória.

A Internacionalização do Ensino Superior – Maria Elisabete Mariano dos Santos e Maina Badin Bortoluzzi - Feac - Sala Pós 01 – 14h às 17h
A internacionalização ganha espaço nas discussões da busca da excelência do ensino superior mundialmente. A oficina discutirá a temática e dados da internacionalização da UPF, expondo estratégias para a promoção da internacionalização em casa.

Reconectando professores com a natureza: uma experiência pedagógica junto à RPPN/UPF – Jaime Martinez - Feac - Sala Pós 04 – 14h às 17h
A categoria Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) entre as áreas naturais protegidas. Possibilidades pedagógicas multidisciplinares. Trilha interpretativa.

Familiarizando-se com o Currículo lattes – Simone Basso - LCI – Laboratório 10 – 14h30min às 17h
Apresentação da Plataforma Lattes. Recomendações gerais. Preenchimento dos módulos. Menu secundário. Como obter o índice h. Formas de impressão. Obtenção de estatísticas individuais, institucionais, regionais e nacionais a partir da Plataforma Lattes

Ferramentas Google – Eduarda Aparecida Cadori - LCI – Laboratório 13 – 14h às 17h
Uso de ferramentas Google da plataforma G Suite: como acessar o Gmail após a migração das contas da UPF para o Google; usando o Google Agenda; armazenamento e colaboração com o uso do Google Drive; como se comunicar usando a ferramenta Hangouts.

Sensibilização para o ENADE: Processo e Resultados – Sibeli Paulon Ferronato e Fabiano Chiesa - Feac - Sala Pós 05 – 14h às 17h
Informações sobre o processo Enade. Resultados obtidos pela UPF nas avaliações. Elaboração e revisão de itens do Banco Nacional de Itens. Sensibilização dos professores para o Processo Enade.

Segurança e Privacidade Digital – Carlos Schaeffer - LCI – Laboratório 12 – 14h às 17h
Conceitos básicos de segurança da informação. Criptografia digital. Aplicativos na internet. Cópias de segurança. Softwares maliciosos. Privacidade no mundo digital. Informações pessoais. Informações corporativas.

Desvendando as relações étnico-raciais – Giovana Henrich e Frederico Santos - Feac - Auditório – 14h às 17h
Conceito de Raça e Etnia. Oportunidades e Desigualdades Sociais. Fomentar as relações étnico-raciais no território da universidade, a fim de repensar práticas discriminatórias e racistas.


DIA 12 DE JULHO – TARDE – 18H

Coffee Break

Hall do Auditório da Feac


DIA 12 DE JULHO – NOITE – 19H ÀS 22H

Em tempos de inclusão: como planejar a ação docente?  – Rosane Rigo De Marco e Cláudia Sanini - Feac - Sala Pós 04 – 19h às 22h
Demonstrar a importância do planejamento das ações docentes na perspectiva da educação inclusiva na Universidade, discutindo o processo de aprendizagem e como a inclusão do acadêmico vem sendo ressignificada no contexto atual da educação superior.

UPF Virtual – Inovando as práticas das aulas presenciais utilizando o ambiente virtual de aprendizagem Moodle – Roberto Rabello, Renata Andreolla e Rafaela Bohrz​ - LCI – Laboratório 11 – 19h às 22h
A atividade apresentará os principais recursos e atividades do ambiente virtual Moodle, contribuindo na interação entre alunos e professores para além da sala de aula.

A utilização das redes sociais no processo de ensino-aprendizagem - Olmiro Cristiano Lara Schaeffer - Feac – Sala Pós 02 – 19h às 22h
 A oficina pretende apresentar a utilização das redes sociais como metodologia possível no processo ensino-aprendizagem na graduação e na pós-graduação.

Curricularização da extensão: case Beira Trilho - Márcio Taschetto - Feac – Sala Pós 01 – 19h às 22h
A curricularização da extensão na graduação e pós-graduação; bases conceituais e metodológicas para a formação integral do estudante a partir de uma proposta curricular indissociável que oportunize a vivência acadêmica nas realidades sociais.

O estágio curricular na graduação - Luiza Facenda, Luciane Bordignon, Clodoaldo da Rosa Neckel e Cleverson Gauer Fernandes - Feac - Sala Pós 03 – 19h às 22h
Estágios curriculares na UPF. Legislação vigente. Novo Propet. Projeto de implementação de sistema on-line para gestão de documentação dos estágios. DIRECIONADA A PROFES. DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA, SERVIÇO SOCIAL E DIREITO

Come Together – Inglês com os Beatles - Luciane Sturm - IFCH – Sala 03 – 19h às 22h 
A oficina envolverá os participantes em atividades dinâmicas e lúdicas, que serão realizadas a partir de músicas famosas dos Beatles. Com foco na comunicação oral, será um momento para retomar os conhecimentos de língua inglesa.


Inscrições

A inscrição para o evento é gratuita e deverá ser formalizada neste link.

Conheça o Programa de Formação Docente

Contato
E-mail: vrgrad@upf.br
Telefone: (54) 3316-8104

Eventos relacionados

Palestras e aulas práticas integram programação da UPF na Expodireto

II Congresso de Simulação e Otimização do Sul – Consosul

Palestras e aulas práticas integram programação da UPF na Expodireto

Feira Ecológica UPF

Palestras e aulas práticas integram programação da UPF na Expodireto

I Simpósio da Liga Acadêmica de Nutrologia e Medicina Esportiva