Ensino

XIV Semana Acadêmica da Faculdade de Direito UPF Casca

06/10/2017

17:31

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O curso de Direito da Universidade de Passo Fundo, Campus Casca, está promovendo a sua XIV Semana Acadêmica. Nesta sexta-feira, 6 de outubro, têm continuidade as atividades do evento, com foco nas Ciências Criminais e no Direito Administrativo. Ocorrerão duas palestras, uma analisando “Polícias no Brasil: o entrelaçamento dos dispositivos soberano, disciplinar e de segurança”, proferida pelo professor mestre em Ciências Criminais, Lucas Batista Pilau, e a outra abordando “Direito administrativo na perspectiva do cidadão: papel contemporâneo do princípio do interesse público”, proferida pelo professor da UFRGS e juiz substituto do TRE biênio 2016/2018, Rafael Maffini.

A X Mostra de Iniciação Científica, que integra a programação do evento, ocorreu na última quinta-feira, 5 de outubro, contando com a participação de diversos acadêmicos, que apresentaram suas pesquisas nas mais diversas áreas do Direito. Após a apresentação, uma roda de debates integrou estudantes e o público de expectadores, com o objetivo de discutir os temas apresentados.

Para a coordenadora adjunta do curso de Direito da UPF Casca, Nadya Tonial, essas atividades engrandecem o aprendizado na graduação. “Elas possibilitam aos acadêmicos o contato com as diferentes áreas de Direito, bem como a reflexão sobre aspectos polêmicos da ciência jurídica. Ainda, o debate proporciona a análise dos assuntos sob diferentes pontos de vista, que não apenas o do aluno-pesquisador”, destacou.

Na terça-feira, 3 de outubro, foram ministradas palestras sobre a “Multiparentalidade e as polêmicas decisões do STF e do STJ”, pela vice-presidente do IBDFAM/RS, Dra. Delma Silveira Ibias; e “A fundamentação das decisões judiciais e os conceitos jurídicos indeterminados: uma abordagem crítica da atividade hermenêutica de interpretar, integrar e aplicar o Direito”, pelo desembargador do Tribunal de Justiça do estado, Dr. Antônio Maria Iserhard. Ainda em comemoração aos 20 anos do curso de Direito Casca, os trabalhos foram presididos pelo egresso Dr. Rafael Selonk.

Na quarta-feira, dia 4 de outubro, foi apresentado o projeto “Futuro Procurador”, da Procuradoria Geral do Estado. A atividade foi coordenada pela procuradora do estado, Amanda Weidlich.