Geral

UPF Casca: 25 anos de compromisso com o desenvolvimento da comunidade

19/06/2017

16:22

Por: Jéssica França

Fotos: Fotos: Jéssica França

Universidade de Passo Fundo comemorou o aniversário do Campus homenageando precursores

Uma história institucional permeada pelo sonho e pelo trabalho de pessoas que fizeram com que a Universidade de Passo Fundo (UPF) comemorasse, no último sábado, dia 17 de junho, os 25 anos do Campus Casca. A celebração foi realizada no CTG Laço da Amizade e teve como homenageados o ex-diretor do Campus Casca Nélio Luiz Cerbaro e a ex-assistente pedagógica Geny Bachi Cerbaro.

O reitor da UPF José Carlos Carles de Souza, a vice-reitora de Graduação Rosani Sgari, a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários Bernadete Maria Dalmolin, o vice-reitor Administrativo Agenor Dias de Meira Junior e a presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) Maristela Capacchi entregaram, como forma de agradecimento pelo trabalho desempenhado pelos precursores do Campus Casca, uma placa de homenagem. No ano de 1989, o delegado de Educação Nélio Luiz Cerbaro e a secretária de Educação Geny Bachi Cerbaro realizaram um importante trabalho para que ocorresse a implantação do campus da UPF no município de Casca.

De acordo com o reitor da UPF, o momento é de celebração pela instalação dos 25 anos do Campus Casca na estrutura multicampi da Universidade. “Celebramos com a comunidade de Casca os feitos que esse campus proporcionou ao longo desses anos. Também estamos homenageando duas pessoas especiais para a UPF, e, principalmente, para o Campus Casca, que são o professor Nélio Cerbaro e sua esposa Geny Cerbaro. Desde o início das atividades, eles estão presentes e ajudaram a construir essa bela história”, destacou.

O desenvolvimento promovido pela instalação do Campus Casca é destacado pela presidente da FUPF, Maristela Capacchi. “Foi nosso primeiro campus na região. A instalação do campus representou a inserção da Universidade no interior do estado, para trazer conhecimento, educação e desenvolvimento de emprego, fatores que vêm junto com esse bom movimento que a educação traz”, disse.

Emocionado, o ex-diretor relembrou os desafios e as conquistas vividas pela Instituição de ensino nesses 25 anos. “Eu gostaria de ter palavras para poder expressar esse momento, então, na falta delas, resumo com a gratidão. Agradeço a Deus, por ter me dado 25 anos de trabalho na UPF, com apoio das reitorias, de diretores, funcionários e alunos. Não há como expressar o que sentimos neste momento”, relatou Cerbaro.

Desenvolvimento regional

O prefeito Domingos Claudio Kujawa destacou a importância do Campus UPF Casca, considerado por ele como precursor do desenvolvimento local e de projetos que resultaram no crescimento e no desenvolvimento econômico e educacional da cidade. “Comemoramos os 25 anos do Campus Casca com grande orgulho. Para nós casquenses, a UPF Casca trouxe desenvolvimento, aprendizado e empregos”, relatou.

O Campus UPF Casca mantém, atualmente, cinco cursos de graduação: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão Comercial. Além disso, oferece o curso técnico em Enfermagem e projeta crescimento para a oferta de novos cursos profissionalizantes. “O ano de 2017 é bem importante para o Campus Casca, pois marca uma celebração que não é de um aniversário qualquer. São 25 anos, tempo em que tivemos uma série de cursos, tanto da área da gestão quanto da formação de professores, o que significa dizer que o campus realmente fez a diferença na região”, finalizou o diretor do Campus Casca Henrique Bertosso.

Estiveram presentes na solenidade de comemoração o diretor da Faculdade de Direito (FD), Rogerio Silva; o diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), Elói Dalla Vechia; o diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), Márcio Leiria; o diretor do Campus Carazinho, Hélio Büllau; a diretora da UPF Idiomas, Rosane Zimmermann; o representante do Diretório Acadêmico do Campus Casca, Alexandre Reginatto; o representante do Poder Legislativo da Câmara Municipal de Vereadores de Casca, Douglas Lorenzeti Reginatto; a prefeita do município de Serafina Correa, Maria Amélia Gheller; entre outras lideranças regionais, professores, funcionários e gestores da Universidade de Passo Fundo.

Galeria de Vídeos