Pesquisa e Inovação

UPF aprova preliminarmente projeto para incentivo da inovação

01/07/2022

15:25

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Leonardo Andreoli

Proposta do UPF Parque Científico e Tecnológico foi aprovada preliminarmente pela Finep e beneficiará o ecossistema de inovação de mais de 130 municípios das regiões Norte e Produção

Um projeto para incentivar a inovação foi aprovado de forma preliminar pelo UPF Parque Científico e Tecnológico, da Universidade de Passo Fundo (UPF), junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação. O UPF Valley irá potencializar um ecossistema de inovação que beneficiará mais de 130 municípios das regiões Norte e Produção. Chamado de Distrito da Inovação, a iniciativa impulsionará as vocações regionais ao agronegócio, à agroenergia, à prestação de serviços e à saúde. O projeto prevê ainda o desenvolvimento de treinamentos e de capacitações voltados ao empreendedorismo e à inovação na região.

O UPF Valley contempla a construção de espaços de infraestrutura a serem disponibilizados às empresas e ao público que está inserido no ecossistema de inovação do UPF Parque. O projeto permitirá a ampliação das conexões, o fomento e a atração de empresas e a realização de eventos e capacitações para um público mais amplo e diversificado. Também dará início ao Distrito da Inovação, que oferecerá a locação de lotes para que empresas de base tecnológica da região possam instalar unidades na UPF.

“O projeto UPF Valley é a soma de esforços de diferentes atores que constituem essa quádrupla hélice que move o desenvolvimento da região: a universidade, a sociedade, o empresariado e o poder público. São parceiros que validaram este projeto para que ele fosse contemplado de maneira preliminar pela Finep. Tivemos carta de apoio de mais de 20 empresas, poder público e entidades regionais. A Prefeitura de Passo Fundo está comprometida em fazer acontecer. É uma comunidade que atua de forma colaborativa e sinérgica, que busca por meio da pesquisa, da tecnologia e inovação usar todo conhecimento e a criatividade para resolver problemas, suprir necessidades e promover impacto econômico e social, e acima de tudo o bem-estar para as pessoas", destaca a Reitora Bernadete Maria Dalmolin.

A Reitora acrescenta que há cerca de 10 anos foi criado o UPF Parque, que integra uma das linhas estratégicas de planejamento. "No último ano, os lançamentos do TecnoAgro e da Arena UPF Parque vieram para aprimorar essa experiência de ciência, tecnologia e pesquisa. A criação do UPF Valley e do Distrito da Inovação agregam essas iniciativas e consolidam a nossa vocação", conclui.

Entre as empresas e entidades que manifestaram apoio estão Stara, BSBios, Comil, Sicredi, SLC (John Deere), Associação dos Municípios do Planalto (Ampla) e Sebrae. Institucionalmente, o projeto foi liderado pela equipe do UPF Parque com apoio de diferentes setores, como a UPF Soluções e o Setor de Projetos. O TecnoAgro também está entre os parceiros do projeto UPF Valley.

Pesquisa e inovação

Vistos como mecanismos de incentivo à inovação tecnológica, o UPF Valley e o Distrito da Inovação devem impulsionar o desenvolvimento econômico, científico e tecnológico da região. A estratégia é a aproximação da pesquisa científica, bem como o fortalecimento da indústria local, agronegócios, smart farms, de equipamentos médicos, hospitalares e produtos da área de biotecnologia, saúde e agronegócio. A proposta vai integrar diversos elos da cadeia produtiva, estimulando a cooperação e a expansão das indústrias nos mercados nacional e internacional e incentivando a criação de empresas tecnológicas. Para a implementação do Distrito, será destinada uma área de 10 hectares, que receberá investimentos em infraestrutura urbana, saneamento e pavimentação.

O projeto prevê ainda treinamentos e capacitações voltados ao desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação na região, que serão realizados em 36 meses, mais 24 meses de reciclagem.

Contribuição regional

As possibilidades de interação com o UPF Parque contemplam infraestrutura física acessível, logística, auxílio técnico e administrativo para apoiar jovens empresas a desenvolverem produtos em um mercado competitivo. Estimular a inovação e aumentar a eficiência industrial são diferenciais que possuem o papel de promover a interação entre agentes sociais, revitalizar áreas economicamente declinantes, fortalecer as vocações econômicas regionais, promover a geração de empregos e apoiar a criação de empresas, startups e modelos de negócios.

O UPF Parque

O UPF Parque Científico e Tecnológico oferece um ecossistema que conecta a pesquisa da Universidade a startups e grandes empresas, potencializando a inovação na região. Criado em 2013, o UPF Parque detém mais de 100 registros de softwares e depósitos de patentes, além de 14 patentes já concedidas, entre outras propriedades intelectuais desenvolvidas e protegidas. Estão em andamento 35 projetos de interação entre a Universidade e empresas e, no último ano, mais de 30 startups receberam mentoria.