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Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças fazem parte do acervo do Portal de Periódicos

  • Por: Portal Capes
  • Fotos: Divulgação

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) indexa duas publicações editadas pelo Instituto Ciência Hoje (ICH) – entidade que atua há mais de 35 anos na área de divulgação científica: os títulos Ciência Hoje (CH) e Ciência Hoje das Crianças (CHC). A disponibilização do conteúdo tem a intenção de favorecer o acesso a informações qualificadas sobre os diferentes campos da ciência e abrir espaço para a divulgação da produção dos pesquisadores brasileiros.

Parceiro da CAPES, o ICH é referência nacional em publicações pautadas na popularização da ciência e da tecnologia. Os títulos – detalhados abaixo – são de acesso aberto e podem ser acessados por qualquer pessoa conectada à internet. Para localizar as publicações, entre na opção Buscar periódico do Portal e digite o nome da revista científica.

Ciência Hoje
A revista CH tem seus objetivos alinhados com a CAPES na missão de expandir e consolidar a pós-graduação stricto sensu no Brasil, especialmente em relação à intenção de investir na formação de recursos humanos de alto nível no país e no exterior. O título tem o compromisso de levar a um público amplo as pesquisas científicas e tecnológicas realizadas, sem perder de vista os grandes avanços científicos mundiais e seu impacto na sociedade brasileira. 

Com textos claros e acessíveis, a publicação amplia o conhecimento de estudantes, pesquisadores, jornalistas e outros interessados, mostrando como a ciência pode ser fascinante e, ao mesmo tempo, compreensível. Além de fomentar a atividade de divulgação científica, CH aproxima a universidade da população e promove um debate mais amplo em torno da ciência e de seu impacto social, estimulando o senso crítico e o exercício da cidadania.

Ciência Hoje das Crianças
A publicação também está em sintonia com a missão da CAPES de apoiar a formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Os textos que abriga são ferramentas para a reflexão sobre as diferentes áreas da ciência e suas contribuições para o país. 

Por não exigir conhecimento prévio de temas de ciência, o título pode se tornar um instrumento democrático para aprofundar a compreensão de professores e pesquisadores acerca dos assuntos abordados: a linguagem clara permite a compreensão por parte de toda a comunidade docente, independentemente da formação inicial.

Embora perpasse os temas curriculares básicos do ensino fundamental, o conteúdo da CHC transcende esse nível acadêmico, pois aborda temas dentro do cenário da pesquisa científica nacional. Os editores têm a preocupação de não apenas apresentar o conteúdo, mas colocá-lo em contexto, ressaltando a relevância das pesquisas para transformar a realidade do país.