A Universidade

Apresentação

A UPF, com 49 anos de história, tem suas ações norteadas e sustentadas por quatro pilares: ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica. Nessas quase cinco décadas, formou mais de 70 mil profissionais. 

A tradição da UPF e a qualidade do ensino oferecido tornam a Instituição referência em educação superior no Rio Grande do Sul e na região Sul do Brasil.

Esse reconhecimento é resultado das boas avaliações recebidas tanto do Ministério da Educação (MEC) quanto de órgãos que promovem avaliações não oficiais, como o jornal Folha de São Paulo e a Editora Abril.
Os indicadores listados abaixo são resultantes do trabalho sério e comprometido desempenhado por toda a comunidade acadêmica desde 1968.

6ª Melhor Universidade entre as privadas no RS - Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF)

A UPF figura no seleto grupo das melhores Instituições de Ensino Superior (IES) privadas do Rio Grande do Sul. Os dados são do Ranking Universitário da Folha (RUF 2016) e destacam a Universidade em sexto lugar entre as instituições privadas do estado, e, no Brasil, em 23º.

Ao todo, 33 cursos da Instituição foram avaliados em 2016. Agronomia aparece em primeira colocação no estado, Medicina em segunda e Medicina Veterinária e Pedagogia em terceira. Outros cursos também obtiveram excelentes colocações: Computação (4º), Psicologia (4º), Química (4º), Engenharia Civil (4º), Administração (5º), Arquitetura e Urbanismo (5º), Enfermagem (5º), Farmácia (5º) e Física (5º).

RUF

Desde 2012, o RUF avalia as 195 universidades brasileiras com base em indicadores como pesquisa científica, qualidade do ensino, internacionalização, mercado de trabalho e inovação. Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha em bases de patentes brasileiras, em bases de periódicos científicos, em bases do MEC e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha. 

Selo de Qualidade OAB Recomenda

A qualidade curso de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF), que possui quase 60 anos de história, foi reconhecida em nível nacional através do Selo de Qualidade OAB Recomenda. A premiação está em sua quinta edição e confere selo de qualidade às Instituições de Ensino Superior em Direito que cooperam para melhorar a qualidade do ensino jurídico no Brasil. 

44 cursos estrelados - Guia do Estudante 2016

A UPF tem 44 cursos de graduação estrelados pelo Guia do Estudante da Editora Abril, edição de 2016. Entre os destaques, estão os cursos de Agronomia, Direito, Pedagogia, Psicologia, Ciências Contábeis, Engenharia de Alimentos, Filosofia, Secretariado Executivo e Serviço Social, que conquistaram quatro estrelas. Os cursos constarão na publicação GE Profissões Vestibular 2017.

As graduações estreladas são vinculadas aos campi Passo Fundo, Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade.

Faculdade de Medicina – conceito máximo no Enade

Referência na formação de profissionais, o curso se destaca em avaliações oficiais há vários anos. Em 2013,  o curso de Medicina da UPF teve mais uma vez sua qualidade educativa reconhecida pelo MEC. O conceito cinco, resultado máximo na avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade),  representa a tradição e a excelência do  curso de Medicina da UPF e coloca a graduação entre os melhores do país.

O Enade é aplicado e gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC-INEP) e tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação e de dimensionar habilidades e competências em sua formação.

Cursos acreditados e reconhecidos no Mercosul

Atenta à questão da internacionalização e da mobilidade estudantil e docente, a UPF já tem três cursos acreditados pelo Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul (Arcu-Sul). A implementação do Sistema foi possibilitada por um acordo entre os ministérios de Educação de Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia e Venezuela.

O reconhecimento é resultado de um processo de avaliação por meio do qual é certificada a qualidade acadêmica dos cursos de graduação, estabelecendo que as graduações satisfazem o perfil do graduado e os critérios de qualidade previamente aprovados no âmbito regional. A acreditação tem validade por seis anos.

Cursos acreditados da UPF

Na UPF, as primeiras visitas ocorreram em 2012. O primeiro curso acreditado foi o de Agronomia (acreditação 94405); em seguida, foram acreditados os cursos de Arquitetura e Urbanismo (acreditação 94419), Engenharia Civil (acreditação 96912) e Engenharia de Alimentos (acreditação 96911). O curso de Engenharia Mecânica também já recebeu a visita da comissão e, em breve, também deve ser acreditado.

Autorização para ensino a distância

Outra importante conquista da UPF foi o credenciamento da Instituição para a oferta de cursos na modalidade a distância (EAD), ocorrida em 2013. O primeiro curso de graduação na modalidade foi o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Tecnologia de Informação, que, por ocasião da visita in loco para autorização, obteve conceito máximo 5 (numa escala de 1 a 5).

Tradição e Responsabilidade Social reconhecidas

A UPF também recebeu nos últimos anos importantes prêmios:

  • Medalha Responsabilidade Social, concedido pela Assembleia Legislativa;
  • Prêmio de Responsabilidade Social concedido pela Assembleia Legislativa;
  • 6º Prêmio de Responsabilidade Social, promovido pelo Sindicato do Ensino Privado Sinepe/RS;
  • Santander Universidades: Prêmio Guia do Estudante – Destaques do Ano 2013 – Categoria Autoavaliação Institucional pelo projeto Planejamento Estratégico como Ferramenta de Autoavaliação e de Gestão, do curso de Engenharia de Alimentos, da UPF.

Convênios para intercâmbio internacional

Ciente de que a mobilidade tanto de acadêmicos quanto de docentes é fundamental para desenvolver e ampliar os conhecimentos da comunidade acadêmica, a UPF tem convênios internacionais firmados, possibilitando a acadêmicos e professores intercâmbio em 56 universidades de 19 países.

Programa Marca

Um dos resultados de ter cursos acreditados é que a Instituição pode integrar o Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados (Marca). A iniciativa do governo federal ocorre com a participação de universidades conveniadas dos países membros e associados ao Mercosul.

Diferenciais no ensino, na pesquisa e na extensão

Ensino em sintonia com o mercado de trabalho nos 60 cursos de graduação: a Instituição oferece a possibilidade de continuação dos estudos e, para isso, mantém atualmente 42 cursos de especialização em andamento (dentre os quais 14 são de residência), 15 mestrados, seis doutorados e nove estágios pós-doutorais.

Professores qualificados: mais de 79% do corpo docente tem mestrado e/ou doutorado.

Programas federais: a Instituição participa de vários programas federais que qualificam a formação dos acadêmicos, concedem bolsas aos estudantes e prestam importantes serviços à comunidade. São exemplos o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) e o Programa Ciência sem Fronteiras.

Infraestrutura de excelência preparada para receber os estudantes: rede de bibliotecas, bibliotecas virtuais, laboratórios em todas as áreas do conhecimento, museus, clínicas, anfiteatros e auditórios, salas de ensino prático experimental, ginásios poliesportivos, salas de exposição, emissora de televisão universitária, emissoras de rádio, editora, centro de línguas, centro de convivência, e uma ampla área verde. Aqui, o ensino vai além da sala de aula!