Na origem do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas está a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, mantida pelo Consórcio Universitário Católico de Passo Fundo (CUC), que recebeu, por meio do Decreto nº 40.490 de 04 de dezembro de 1956, autorização para o funcionamento dos cursos de Filosofia, Geografia, História, Pedagogia e Letras Anglo-Germânicas. Voltada inicialmente para as licenciaturas, a antiga Faculdade de Filosofia tinha o propósito de contribuir com a formação de professores, ampliando, significativamente, a oferta de oportunidades acadêmicas na região.

Em 1971, quatro anos depois da criação da UPF, com a reforma universitária, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras se transformou em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, passando então a oferecer graduação em Filosofia (1957), Letras (1957), História (1970), Psicologia (1978) e Secretariado Executivo (1995). Atualmente, a unidade conta com dois programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado/doutorado em Letras e em História) e inúmeros cursos de pós-graduação lato sensu, contribuindo com a formação e inicial e continuada dos nossos estudantes.

O IFCH tem, entre suas responsabilidades, além do compromisso com a formação específica dos estudantes que frequentam os cursos oferecidos pela unidade, a missão de contribuir com a formação humanística de alunos que frequentam os diferentes cursos oferecidos pela UPF. Nesse contexto, destaca-se a importante contribuição das áreas de Ética e Conhecimento, Ciências Sociais, Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras. Por essa razão, o IFCH tem papel fundamental na consolidação da UPF como uma instituição que busca oferecer conhecimento técnico-científico à comunidade e formar profissionais qualificados.

Por meio do IFCH, são mantidos importantes espaços de ensino, pesquisa e extensão abertos à comunidade, como o Museu Histórico Regional (MHR), o Arquivo Histórico Regional (AHR), e as clínicas escola. As iniciativas também proporcionam, estímulo à leitura e a formação continuada, através do Centro de Referência em Literatura e Multimeios – Mundo da Leitura, do Centro de Cultura, Memória e Patrimônio, do Acervo Literário Josué Guimarães (Aljog) e do Programa Ensino e Inovação na Educação básica.

O corpo docente é fator decisivo para o constante aprimoramento do processo educacional do IFCH, sendo formado em sua maior parte por professores mestres e doutores. A elevada titulação contribui, sobremaneira, para a produção científica e expressivo número de publicações.