Apresentação

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear) e do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), em conjunto com o Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio, promove o Startup Day UPF. A programação acontece nos dias 5 e 6 de abril, no Centro de Eventos, Campus I.

O evento se constitui como um projeto multidisciplinar, envolvendo alunos e profissionais das mais variadas áreas do conhecimento, com foco no desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação, no qual cada equipe participante tem 24 horas para desenvolver um novo negócio, conforme o desafio que será proposto na abertura do Startup Day. O propósito central é incentivar o desenvolvimento da visão empreendedora dos participantes e potencializar possíveis novos empreendimentos que possam ser pré-incubados na Incubadora UPF Parque (IUP).
 
A IUP é uma incubadora que abriga empresas de base tecnológica e dos setores tradicionais e que apoia o surgimento e o desenvolvimento de empresas que buscam criar novas tecnologias e o melhoramento de processos a partir de um ambiente de inovação, transformando ideias inovadoras em negócios possíveis e viáveis para o mercado. Para tanto, a Incubadora conta com um espaço físico especialmente construído para alojar temporariamente micro e pequenas empresas industriais ou de prestação de serviços, dispondo de uma série de serviços e facilidades.

De acordo com o professor Me. Anderson Neckel, coordenador da atividade, o encontro também objetiva potencializar a capacidade empreendedora nos participantes, proporcionando um cenário de discussão, relacionando a teoria com atividades práticas. Além disso, Neckel destaca que o evento está embasado em metodologias ativas, levando em consideração algumas ferramentas do Design Thinking, que darão norte à construção dos novos modelos de negócio. “Queremos proporcionar um momento de criação de novos empreendimentos e possíveis soluções que possam atender às necessidades e às demandas de toda a região de abrangência da Universidade, levando em consideração inúmeras dinâmicas e atividades descontraídas que estimulem a criatividade dos participantes. Algumas surpresas estão programadas para o decorrer das 24 horas", pontua o docente.