A programação do 5º Seminário Nacional de Inclusão Digital, buscando criar espaços diferenciados de discussão, trocas e demonstração de tecnologias e metodologias de inclusão digital e práticas da cultura digital será organizada da seguinte forma:
Das 8h30min às 12h
Das 13h30min às 18h
Das 14h às 16h
Das 14h às 15h30min
16h30min
Das 19h20min às 21h
Das 19h30min às 22h
Das 8h30min às 12h
Das 8h30min às 10h
Das 10h às 12h
Das 13h30min às 18h
Das 14h às 16h
Das 14h às 15h30min
Das 19h20min às 21h
Conferência: "Pensamento Computacional e seu impacto no ensino medio e fundamental."
Prof. Dr. Sérgio Crespo, coordenador da área de informática na educação da Sociedade Brasileira de Computação
Das 19h30min às 22h
Das 8h30min às 12h
Das 10h às 12h
Das 13h30min às 18h
Das 14h às 16h
Das 14h às 17h30min
Das 16h às 17h
Das 17h30min às 18h
Das 19h20min às 22h20min
Detalhamento das atividades da programação
Oficinas: As oficinas serão essencialmente práticas e serão ministradas em várias salas do Laboratório Central de Informática, das 8h às 12h. Tratarão de temas relacionados a tecnologias e metodologias de inclusão digital e à cultura digital na educação e passarão pelo crivo avaliativo do comitê de programa do evento.
Mesa redonda: Terá duração de 2 horas e consiste na discussão de um dos tópicos de interesse do Senid 2018 por três pesquisadores de instituições brasileiras de ensino superior que tenham destacada atuação na temática.
Apresentações de artigos científicos: As apresentações de artigos completos e resumidos selecionados a partir do crivo do comitê de programa, terão caráter teórico e deverão atender aos tópicos de interesse do evento.
Relatos de experiência: As apresentações de Relatos de experiência [FAED | D3] ocorrerão das 8h às 12h. Selecionados a pelos Núcleos de Tecnologia Educacionais do estado do Rio Grande do Sul e pelo Núcleo de Tecnologia Municipal de Passo Fundo terão caráter prático e deverão atender aos tópicos de interesse do evento.
Scratch Day: Desenvolvimento de oficinas de programação de computadores para alunos do ensino fundamental com a utilização do Scratch.
Senid Junaj: Momento criado especialmente para os alunos da rede estadual de Passo Fundo - alunos do ensino médio. Além de poderem circular por todos os espaços do evento, os alunos deverão assistir a uma breve performance teatral sobre temas relacionados à utilização das tecnologias na educação em suas vidas e, logo após, poderão participar de uma atividade que consiste em um evento científico específico para este grupo.*
Senid Infano: Momento criado especialmente para os alunos da rede municipal e estadual de Passo Fundo - Alunos do ensino fundamental. Além de poderem circular por todos os espaços do evento, os alunos deverão assistir a uma breve performance teatral sobre temas relacionados à utilização das tecnologias na educação em suas vidas e, logo após, poderão participar de uma atividade que consiste em um evento científico específico para este grupo.¹*
Etapa da 6ª Olimpíada de Robótica Educativa Livre: A 6ª Olimpíada de Robótica Educativa Livre para Estudantes do Ensino Fundamental e Médio tem por objetivo: a) Promover a utilização da programação de computadores e robótica livre no ensino fundamental e médio; b) Criar novas formas de utilização dos recursos de informática das escolas; c) Despertar interesse para as áreas de física e informática; d) Proporcionar novos desafios aos estudantes; e) Aproximar a Universidade das redes públicas de ensino.
Lançamento de livros: Momento de lançamento de livros aderentes à temática do evento.
Conferências: As conferências ocorrerão nos autirórios do ICEG e da FAED (capacidade para 250 pessoas) da UPF das 10h às 12h e das 19h20min às 22h20min; Será solicitado aos palestrantes que enviem o material da palestra, o qual será disponibilizado na página do evento. As palestras serão transmitidas em streaming e disponibilizadas no site do evento, onde existirá um fórum de discussão para os participantes, nos moldes do que foi feito nas edições anteriores do Senid. As conferências contarão com a participação gratuita de alunos dos cursos de licenciatura da UPF e professores da rede municipal de educação.
Eventos paralelos
1º Workshop sobre Metodologias Ativas: Evento criado especialmente para discutir e realizar experiências práticas de Metodologias Ativas como alternativa metodológica para a Educação na Cultura Digital.
2º Laboratório de Cultura Digital na Educação: Tem por objetivo criar um ambiente propício para o desenvolvimento de criatividade, inovação e empreendedorismo na educação. Aberto para professores e estudantes da Educação Básica e Superior, em especial licenciaturas e cursos na área de TI envolverá atividades ligadas a elementos da cultura digital como, por exemplo, Games, RPG, Realidade Virtual, etc.
3º Seminário de Inovações Educacionais da Prefeitura Municipal de Passo Fundo: O encontro, destinado aos professores da rede municipal de ensino, tem como objetivo dialogar com o um ensino capaz de preparar o aluno para se comunicar de maneira provocativa e transformadora no contexto contemporâneo de uma cultura tecnológica em que os estudantes estão inseridos.
3º Encontro dos Núcleos de Tecnologia Educacionais do Estado do RS: Momento criado especialmente para que os profissionais que trabalham nos Núcleos de Tecnologia Educacionais possam realizar trocas de experiências sobre o dia a dia dos NTEs. Ainda, ao final da tarde, deverão construir um documento conjunto apresentando demandas e prioridades da inclusão digital e da informática educativa no contexto dos NTEs.
II Encontro Gaúcho dos GEGs: Momento criado especialmente para que os profissionais que compõem os Grupos de Educadores Google gaúchos possam realizar atividades de troca de experiência, avaliação e projeção de atividades.
¹ As atividades do Junaj e do Infano iniciarão na primeira semana do ano letivo, com a definição de um problema real a ser pesquisado e solucionado pelos alunos participantes. Os alunos do Infano, devem criar uma solução ao problema através da utilização do Scratch. Os alunos do Junaj, por sua vez, devem resolvê-lo usando robótica.