Universidade

VIII Semana do Conhecimento consolida-se como um evento internacional

30/09/2021

13:30

Por: Assessoria de Imprensa

Evento recebe destaque por potencializar a participação de convidados, professores e pesquisadores de universidades internacionais de diferentes países e continentes

A Semana do Conhecimento da Universidade de Passo Fundo (UPF) mobiliza, desde segunda-feira, 27 de setembro, toda a comunidade acadêmica por meio de atividades que possibilitam a troca de conhecimentos e experiências sobre pesquisa, extensão e pós-graduação. Na oitava edição do evento, uma das novidades é a inclusão da perspectiva internacional, que está evidenciada desde a temática, que traz a preocupação com a solução de problemas, do local para o global.

A Assessoria Internacional (AI) da UPF esteve junto com a comissão organizadora do evento auxiliando na organização de algumas das atividades de cunho internacional. De acordo com a coordenadora da AI, Dra. Luciane Sturm, a Instituição busca cada vez mais oportunizar experiências internacionais para toda a comunidade acadêmica, por meio de ações na perspectiva da internacionalização abrangente (em inglês, comprehensive internationalization) e da internacionalização em casa.

“A proposta da internacionalização em casa é trazer a diversidade linguística e cultural para dentro da Universidade para abranger um maior número de estudantes”, pontua a professora Luciane, ressaltando que, com isso, os acadêmicos não precisam, necessariamente, se deslocarem a outros países para conhecer e compreender as outras culturas e terem contato com estudiosos conhecidos por meio de livros e artigos. 

Para a comissão organizadora do evento, a Semana do Conhecimento entra em um outro patamar neste ano, buscando ampliar a sua dimensão internacional, observando-se o Plano Estratégico de Internacionalização da UPF. Além disso, o evento converge com os objetivos da United Nations Academic Impact (UNAI), iniciativa que alinha as instituições de ensino superior com as Nações Unidas no apoio e contribuição para a realização dos objetivos e mandatos das Nações Unidas, incluindo a promoção e proteção dos direitos humanos, acesso à educação, sustentabilidade e resolução de conflitos.

Educação crítica na era global
A webconferência em língua inglesa, intitulada Critical education in the global era fez parte da programação do evento e teve a participação dos doutores Julian Vasquez Heilig, da University of Kentucky, Lexington, KYLeketi Makalela, da University of the Witwatersrand, South Africa; e Kleber Aparecido da Silva, da Universidade Federal de Brasília. A partir de seus contextos, os pesquisadores relataram, na terça-feira, 28 de setembro, seus estudos, relacionando-os às demandas contemporâneas para a educação na perspectiva crítica, além de apontarem possibilidades para as necessidades pós-pandemia. 

Programação Internacional
A programação internacional da Semana do Conhecimento também incluiu, nesta quinta-feira (30/09), uma webconferência que discutiu o tema geral da oitava edição do evento “A transversalidade da ciência e da tecnologia e inovação na solução dos problemas globais” , dessa vez, sob a perspectiva da área médica e da sociologia. O encontro teve como debatedores estudiosos da University of Massachusetts, USA, e da Agostinho Neto University, Luanda, Angola. A mediação foi da Dra. Janaina Santin, da Faculdade de Direito (FD) da UPF.

A programação completa da Semana do Conhecimento, incluindo os encontros internacionais, podem ser acessados no canal da UPF Online, no YouYube.