Universidade

Semana do Conhecimento: um espaço dedicado ao compartilhamento e troca de saberes

30/09/2021

09:37

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

As sessões virtuais de apresentações de trabalhos reúnem estudantes engajados, que apresentam seus estudos e expõem as experiências vividas na trajetória acadêmica

A Semana do Conhecimento da Universidade de Passo Fundo (UPF) mobiliza toda a comunidade acadêmica em torno de práticas de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação. A oitava edição do evento ocorre no formato on-line e, além de debates e discussões de diversos temas, inclui em sua programação as sessões virtuais de apresentações de trabalhos.

A atividade envolve estudantes das mais variadas áreas do conhecimento tanto da UPF, quanto de outras instituições de ensino, que encontram no evento a chance de expor os trabalhos realizados durante a trajetória acadêmica. As apresentações são divididas em três categorias: Mostra de Extensão, Mostra de Iniciação Científica e Mostra de Pós-Graduação. 

Ao todo, foram 876 trabalhos aprovados neste ano, sendo 224 da Mostra de Extensão, 513 da Mostra de Iniciação Científica e 139 da Mostra de Pós-Graduação. Ao longo de todo o evento, ocorrem mais de 90 sessões de apresentação de trabalhos, sendo que cada sessão reúne cerca de dez apresentações das mais variadas áreas do conhecimento.

Aproximação que envolve toda a Universidade
Dois desses trabalhos apresentados na Semana do Conhecimento são da estudante de Fisioterapia da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff) da UPF, Flávia Naumann, que avalia o evento como um espaço voltado para expor as experiências obtidas e também conhecer trabalhos de outras áreas que muitas vezes não tem contato no dia a dia.

“Esse ano tive a oportunidade de participar apresentando dois trabalhos, um deles expondo a metodologia de uma pesquisa on-line realizada no início do ano, elaborada por mim e por minhas colegas, e o outro foi um relato de experiência do Programa Território da Saúde e do Cuidado, demonstrando todo o intuito desse programa”, explica ela, que participa do evento desde 2019.

Desde que entrou na faculdade, em 2016, o acadêmico do curso de Jornalismo da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC) da UPF, Jean Brambatti, carrega a bandeira do jornalismo esportivo. Nesta edição da Semana do Conhecimento, ele e o colega, Tobias Betin, apresentam uma análise que realizaram sobre o tema. “Em qualquer trabalho da faculdade nós buscamos colocar a área esportiva no meio. Fazer uma pesquisa sobre um tema tão delicado, que envolve a paixão e a busca pela imparcialidade, e apresentar em um evento importante como esse, é a maneira de fechar com chave de ouro a nossa trajetória acadêmica e incentivar novas pessoas a manterem o legado do jornalismo esportivo vivo pelos corredores da FAC”, destaca o estudante.

Norteada pelo tema "A transversalidade da ciência e da tecnologia e inovação na solução dos problemas globais", a Semana do Conhecimento é considerada um momento riquíssimo, já que proporciona muita troca de informação. “Isso ajuda a explicar a importância dos estudantes fazerem trabalhos de pesquisa ou extensão e publicarem em momentos científicos, como é a Semana do Conhecimento. Esses trabalhos vão gerar muita informação, muita discussão e isso vai agregar muito conhecimento ao aluno, aos demais colegas e ao agregar conhecimento, o ensino vai ser priorizado. O volume de conhecimento que o aluno vai ter com isso acaba sendo significativo”, comenta o professor Dr. Julcemar Zilli, um dos coordenadores do evento.

As apresentações de trabalhos ocorrem por meio do Google Meet e são abertas para a comunidade. As atividades da Semana do Conhecimento seguem até esta quinta-feira, 30 de setembro. A programação completa pode ser acessada em www.upf.br/semanadoconhecimento