Universidade

Semana do Conhecimento: Trilha Ecológica aborda a educação socioambiental

30/09/2021

08:15

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

A atividade conta com uma caminhada ao redor do Campus com pontos de conversas, atividades e meditação

A Semana do Conhecimento da Universidade de Passo Fundo (UPF) é um dos maiores eventos anuais da Instituição. Além de apresentação de trabalhos e espaços de trocas de saberes e experiências interdisciplinares, a Semana do Conhecimento é também um espaço para atividades que buscam aproximar o meio acadêmico com o Campus da Universidade. Uma dessas iniciativas da oitava edição do evento, que começou na última segunda-feira, 27 de setembro, foi a Trilha Ecológica: Conservação, saúde e educação socioambiental.

A trilha, que abrange dez paradas, conta a história do campus por meio de atividades físicas, com caminhada, esporte e meditação, ministradas por seis professores e mais sete estagiários, que ao longo de toda trilha proporcionam momentos com aproximação da natureza.

A professora do curso de Ciências Biológicas da UPF, Dra. Carla Denise Tedesco, comenta que a trilha ajuda no equilíbrio da pessoa com a natureza. “O grande objetivo é possibilitar novos olhares sobre saúde, lazer e conservação ambiental. Os três pontos são abordados na trilha, proporcionando um olhar diferenciado sobre uma vivência de caminhante”, afirma Carla.

Já a professora dos cursos de Nutrição, Ciências Biológicas e Fisioterapia da UPF, Dra. Ana Cristina Giacomini, explica que a trilha promove o bem-estar físico por meio destes momentos de equilíbrio entre a pessoa e a natureza.

“A gente procura, por meio da trilha, proporcionar uma redução de estresse, de ansiedade e ainda desenvolver a biofilia, que é esse amor entre o ser humano com a natureza e a vida, para, a partir disso, buscar uma educação socioambiental", observa a professora.

Projeto Trilhas Ecológicas

Atividades físicas visam proporcionar uma ligação com a natureza

O projeto, que conta com seis professores e mais sete estagiários dos cursos de bacharelado e licenciatura de Educação Física e Ciências Biológicas, tem mais de trinta trilhas com diferentes opções de trajetos e objetivos, que variam de proposta dependendo dos participantes, mas sempre ligados à UPF, à natureza e ao público com uma educação socioambiental.

A trilha realizada na oitava edição do conhecimento tem duração de aproximadamente duas horas e em seus dez pontos de paradas procura aproximar a pessoa com a natureza com conversas e contatos sobre a fauna, flora e biodiversidade do Campus da UPF.

Assim, ao longo do passeio, são abordadas as histórias do campus em sua parte mais natural, contando a história do processo de arborização do campus, através de plantas nativas e exóticas, e como elas ajudam nas Áreas de Preservação Permanente (APPs), já que estão localizadas perto dos lagos e rios da área da Universidade. Ainda, é possível criar contato com os animais das 16 espécies que são encontradas hoje no local ao longo das APPs.

Além disso, há atividades físicas que procuram uma ligação com a natureza, administradas pelo professor Me. Raphael Loureiro. O slackline acontece ao longo de duas vezes pelo percurso, visando uma interação do público com a atividade física ao ar livre.

Para finalizar a caminhada, ocorre a pausa para o relaxamento, com a professora Ana Cristina, buscando criar um vínculo com a natureza durante cinco minutos de mediação, por meio do aguçamento dos sentidos sensoriais, com a finalidade de um relaxamento completo para o fechamento da atividade.