Universidade

Semana do Conhecimento: primeiro encontro do Mosaico Cultural destaca curiosidades da cultura japonesa

28/09/2021

10:50

Por: Assessoria de Imprensa

Professora Megumi Sato Tanabe fez um relato das experiências de sua família desde a chegada ao Brasil

A Semana do Conhecimento da Universidade de Passo Fundo (UPF), tradicionalmente, movimenta a comunidade acadêmica, pois oferece espaços de diálogo e construção coletiva, além de compartilhamento de saberes, vivências e experiências. Um destes espaços que integram a programação da oitava edição do evento, que iniciou nessa segunda-feira, 27 de setembro, e segue até a próxima quinta-feira (30), é o Mosaico Cultural, organizado pelo Centro de Línguas da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) - UPF Idiomas.

Professora Megumi Sato Tanabe

O primeiro encontro, realizado no fim da tarde dessa segunda-feira (27), recebeu a professora da UPF Idiomas, Megumi Sato Tanabe, que relatou as experiências vividas por sua família desde a chegada ao Rio Grande do Sul, que ocorreu por volta das décadas de 1950 e 1960, e abordou curiosidades sobre questões linguísticas e culturais. Por meio de conversas com seu pai, Megumi relembra que o avô tinha uma preocupação em manter a cultura japonesa, como por exemplo, preparar as filhas para um possível retorno ao Japão, dando nomes japoneses e ensinando a cultura do país.

A professora contou como produtos culturais e televisivos foram importantes para a preservação da cultura dentro da família. “Assim, pensamos, eu e meu marido, que era importante ensinar a língua de herança ao nosso filho. Fizemos isso através de DVDs, músicas, jogos, por canais japoneses e com os animes japoneses, além de brincadeiras em japonês. Em casa, conversávamos só em japonês com meu filho”, destaca.

Por fim, Megumi ressalta como é importante a preservação da língua de herança com a geração mais nova, visando deixar as tradições trazidas pelo seu avô e outros imigrantes do Japão vivas nas famílias aqui no norte do estado e no Brasil, já que a terceira geração de imigrantes japoneses tem uma perda de contato com a língua japonesa. “As pessoas mais velhas ainda têm o costume de falar e de conversar em japonês, mas infelizmente, quando se chega na terceira geração, vai diminuindo essa fala, o que é algo muito triste”, pontua.

Assista aqui a primeira edição do Mosaico Cultural na íntegra

Prepare-se para o segundo encontro do Mosaico Cultural
A próxima sessão do Mosaico Cultural ocorre na quinta-feira, 30 de setembro, às 17h. O encontro será com o professor da UPF Idiomas, André Gonçalves, que irá apresentar e discutir sobre as expressões idiomáticas da língua francesa em relação à língua portuguesa, diante da temática “Curiosidades sobre as expressões idiomáticas em francês”. A atividade pode ser acompanhada pelo YouTube.

De acordo com a coordenadora da UPF Idiomas, professora Me. Mariane Rocha Silveira, o Mosaico Cultural é um momento de partilha e tem o intuito de difundir a cultura e o conhecimento e abordar uma parte do universo de outros países. “O projeto já acontece na UPF Idiomas há alguns anos, normalmente no primeiro semestre, e este ano tivemos a ideia de seguir com ele em pequenas participações e a Semana do Conhecimento nos ajudou a colocar isso em prática”, pontua.

Semana do Conhecimento
A Semana do Conhecimento é realizada anualmente na Universidade de Passo Fundo (UPF) e conta com a participação da comunidade acadêmica da UPF, entre discentes, docentes e funcionários, e comunidade em geral, tendo como objetivo principal aproximar práticas de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão desenvolvidas na UPF e por outras instituições de ensino superior. Neste ano, o evento é norteado pela temática "A transversalidade da ciência e da tecnologia e inovação na solução dos problemas globais”.