Universidade

Semana do Conhecimento desafia professores e estudantes a pensar sobre o que é ciência

12/09/2023

14:15

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: João Lucas da Silva e Camila Guedes

Abertura do evento foi realizada na noite dessa segunda-feira, 11 de setembro, com a presença do divulgador científico Atila Iamarino

Afinal, o que é ciência? É sobre essa pergunta que professores e estudantes da Universidade de Passo Fundo (UPF) vão refletir ao longo dos quatro dias de programação da X Semana do Conhecimento. O início desse debate ocorreu nessa segunda-feira, 11 de setembro, no Centro de Eventos, com a palestra de um dos maiores divulgadores científicos do Brasil, o biólogo e produtor de conteúdo Atila Iamarino, que marcou a abertura oficial do evento, que é considerado um dos mais importantes e significativos da Universidade. 

Graduado em Biologia e doutor em Microbiologia, Atila é fundador da maior rede de blogs de Ciência em Língua Portuguesa, o Scienceblogs Brasil. Entre os anos de 2013 e 2021, apresentou o canal de divulgação científica Nerdologia no Youtube e, atualmente, faz divulgação científica no próprio canal no Youtube para mais de 1 milhão e meio de pessoas e no programa Hiperconectado da TV Cultura. Seu desafio na Semana do Conhecimento foi responder à pergunta “Viver sob a luz da pergunta: o que é a ciência, afinal?”, tema desta edição do evento. 

Para isso, Atila falou sobre o processo do que é ciência e como estamos inseridos nele, a partir da história da Vitamina C, considerado o primeiro registro de ensaio clínico. Entre os pontos destacados pelo divulgador científico estão os fatos de a ciência ser um processo de formação de conhecimento, depender de hipóteses testáveis e predições, além de evidências e dados e também ser cheia de dúvidas e incertezas. Atila chamou atenção ainda para o fato de a ciência progredir, mas também regredir e de que ela, além de ser uma atividade coletiva, depende de comunicação, de manutenção e gera poder. 

Ainda em sua fala, o biólogo pontuou que a ciência nem sempre beneficia quem participa, usando como exemplo as experiências feitas com escravizados no período das grandes navegações, nem sempre é ética e não é neutra, podendo repetir o colonialismo, completando que a ciência liga sim para o as pessoas pensam, mas depende de renovação para ter novas ideias. “A ciência pode evoluir e avançar, mas ainda depende de as pessoas acreditarem nela. Levando em consideração que o nosso cérebro não avança na velocidade da ciência, isso traz dificuldade na compreensão e na aceitação das tecnologias e novos métodos e modelos”, ressaltou. 

“Socializar o que fazemos, compartilhar conhecimentos”
Realizada há dez anos, a Semana do Conhecimento é um dos maiores eventos institucionais da UPF, contemplando a Mostra de Iniciação Científica, a Mostra de Extensão e a Mostra de Pós-Graduação. O objetivo é envolver a comunidade interna e também a externa à Universidade em uma programação intensa de apresentações de trabalhos, oficinas e atividades culturais que mostrem como as experiências que se adquirem dentro e fora da sala de aula oportunizam uma formação diferenciada, trazendo as demandas da sociedade para dentro das ações de extensão e pesquisa da Universidade. 

Presente na abertura do evento, a reitora da UPF professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin deus as boas-vindas aos participantes e destacou que, há uma década, a Semana do Conhecimento segue amadurecendo, diante da necessidade de nos olharmos institucionalmente e validarmos o quanto produzimos de conhecimento nas mais diferentes frentes de atuação. “Esse é um momento para ser celebrado, pela intensidade de troca que podemos fazer. Esse é o nosso sentido: socializar o que fazemos, compartilhar conhecimentos. A gente entende que semana do conhecimento em uma Universidade é toda a semana. Mas demos esse título para que a semana fosse um momento de reunião e diálogo entre todas as áreas, um movimento que é feito pela UPF há 55 anos. Nesses 10 anos, com um trabalho coletivo e de trocas, conseguimos potencializar a Semana do Conhecimento e fazer dela esse espaço amplo e dinâmico hoje”, destacou. 

Campanha Passo Fundo Solidária
Além da palestra, a cerimônia de abertura também contou com uma entrega simbólica das doações arrecadadas pela UPF para a campanha Passo Fundo Solidária, que tem como foco auxiliar as famílias atingidas pelas enchentes da última semana. A reitora fez a entrega das primeiras doações ao vereador Saul Spinelli e ao secretário Cidadania e Assistência Social Rafael Bortoluzzi. Os participantes da Semana do Conhecimento foram convidados a continuar doando ao longo desta semana, especialmente itens de limpeza e higiene e roupas íntimas novas, que são os itens de maior necessidade no momento. 

A campanha segue até este sábado, dia 16 de setembro, quando ocorre o Dia D da campanha. Na UPF, os pontos de arrecadação são: Centro de Convivência, Centro Administrativo (prédio J1), Faculdade de Direito, ainda os prédios B6, G1, U1, I5, Rádio 99 UPF, e no Campus II, junto à Faculdade de Medicina.

Além da UPF, a comunidade também pode doar nos seguintes pontos:
- Prefeitura de Passo Fundo
- Secretaria de Cidadania e Assistência Social
- Secretaria de Segurança