Universidade

Semana do Conhecimento debate o equilíbrio entre economia e saúde no enfrentamento da pandemia

30/09/2021

16:33

Por: Assessoria de Imprensa

O tema foi discutido em uma transmissão on-line, durante a atividade Diálogos do Conhecimento

Debater assuntos do cotidiano que envolvem a ciência e os métodos de pesquisa a nível local e global está entre as atividades inclusas na Semana do Conhecimento da Universidade de Passo Fundo (UPF), que ocorre até esta quinta-feira, 30 de setembro. O painel “A interdisciplinaridade necessária entre economia e saúde para o equilíbrio no enfrentamento da pandemia de Covid-19 - Observatório Regional da Saúde” fez parte da programação do evento.

O encontro ocorreu nesta quarta-feira (29) e teve como convidados o economista e doutor em economia, Cristiano Aguiar de Oliveira, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG); o médico e doutor em Epidemiologia, Sandro Schreiber de Oliveira, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e da Universidade Católica de Pelotas (UCPel); e como mediador da conversa, o presidente da Associação dos Municípios do Planalto (Ampla) e prefeito do município de Marau, Iura Kurtz.

Ciência como peça fundamental no combate ao vírus

Ao fazer a sua apresentação, o Dr. Cristiano Aguiar de Oliveira, mostrou um panorama geral da pandemia no Rio Grande do Sul, desde o início das restrições, incluindo também as descobertas e avanços até o momento.

“No início haviam poucas informações sobre a doença e quando foram implementadas as medidas de restrição não tínhamos a menor ideia das consequências. Entretanto, muitas delas continuamos sem saber, mas é um processo de evolução, de conhecimento e ao mesmo tempo é isso que deve motivar a gente a continuar estudando”, comentou ele.

As políticas públicas do país foram abordadas pelo Dr. Sandro Schreiber de Oliveira, que destacou que elas ainda são um gargalo de modo geral e que há um longo caminho a trilhar.

“A pandemia nos trouxe inúmeros desafios com relação à economia ligada à saúde. Neste sentido, a interdisciplinaridade é fundamental para que a gente não fique olhando só coisas da saúde nem só da economia. Essa é uma questão que precisa ser discutida fortemente para avaliar o que foi feito no passado e, a partir de experiências, precisamos projetar outras políticas que precisam ser implementadas a partir de agora”, declara.

O presidente da Ampla e prefeito de Marau, Iura Kurtz, destacou a importância do trabalho do Observatório Regional da Saúde, composto por representantes de 62 municípios da região que compõem a Região de Agrupamento Passo Fundo.

“A implantação do Observatório foi um divisor de águas para os municípios, pois passamos a fazer encaminhamentos e tomar decisões a partir de análises que apareciam através do acompanhamento diário que o Observatório faz até hoje, buscando respeitar as duas áreas, saúde e economia”, observou o Kurtz.

O professor Dr. Julcemar Zilli, um dos organizadores do evento, fez um agradecimento aos participantes e destacou. “Esse momento reflete diretamente na proposta da Semana do Conhecimento, que é debater e trabalhar de forma interdisciplinar, ouvir as diferentes áreas, agregar, e acredito que atingimos esse objetivo na tarde de hoje”, finalizou. 

O encontro foi acompanhado por acadêmicos, professores e comunidade em geral. O debate está disponível no canal da UPF Online no YouTube.