Universidade

Oficinas são oportunidade de experimentar

14/09/2023

15:41

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes, João Lucas da Silva e Raquel Tartas

Cerca de 20 oficinas convidaram os participantes a colocar a mão na massa durante a Semana do Conhecimento

Interagir, colocar a mão na massa e trocar conhecimentos. Durante a décima edição da Semana do Conhecimento, as oficinas proporcionam essas e diversas outras experiências à comunidade acadêmica. Ao longo dos quatro dias de evento, foram cerca de 20 atividades integradoras que promoveram o diálogo e a reflexão sobre as ações e projetos realizados dentro e fora de sala de aula. 

A oficina “Espaço Lúdico: o atendimento pedagógico a crianças hospitalizadas”, ocorrida na manhã de quarta-feira, 13 de setembro, é um exemplo. A atividade contou com momentos de reflexão, diálogo e atividades práticas que demonstram a importância de projetos de extensão na formação de professores. Maria Clara Scheuermann é acadêmica do curso de Pedagogia e participou pela primeira vez da Semana do Conhecimento, relatando sua experiência nas ações com crianças hospitalizadas. “Através do Espaço Lúdico elas conseguem vivenciar o seu direito à infância, trazendo a realidade da escola e desenvolvendo os conteúdos trabalhados de uma forma lúdica por meio das brincadeiras”, pontua a estudante.

Na oficina, Maria Clara e as colegas tentaram mostrar aos participantes a importância do Espaço Lúdico dentro de um hospital e como o espaço faz diferença no dia a dia das crianças hospitalizadas. “O Espaço Lúdico é um local não apenas para a criança se distrair, mas também para ela desenvolver suas habilidades, sua imaginação e sua criatividade, de expressar através da brincadeira”, explica. Para a acadêmica, compartilhar essa experiência é uma maneira de mostrar, especialmente aos colegas de outros cursos, a importância do brincar e do porquê o Espaço Lúdico é tão necessário dentro de um hospital. 

Já na oficina “Mundo do trabalho – novos desafios”, organizada pelo Balcão do Trabalhador da UPF, os participantes puderam conhecer novas competências e habilidades que o mercado de trabalho espera dos formandos, dialogando com a comunidade acadêmica sobre os desafios do pós-formatura. “Trazendo dados internacionais, que revelam as capacidades dos colaboradores no que tange às hard skills e às soft skills, os dois palestrantes conseguiram demonstrar o que o nosso aluno que está saindo da graduação para o mercado de trabalho precisa aprofundar e exercitar para que ele seja bem recebido e acolhido pelo mercado", explica a coordenadora do Balcão, professora Maira Tonial. 

X Semana do Conhecimento
A Semana do Conhecimento é um evento realizado anualmente na UPF, e conta com a participação de toda a comunidade acadêmica. O objetivo principal é aproximar práticas de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão desenvolvidos na UPF e em outras instituições de ensino superior. Em 2023, a 10ª edição do evento tem a seguinte temática: Viver sob a luz da pergunta: o que é a ciência, afinal?. A programação encerra nesta quinta-feira, 14 de setembro. Todas as informações estão disponíveis no site.