Universidade

Obra coletiva discute e inspira reflexões sobre o ensino superior brasileiro

29/09/2021

10:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Enciclopédia Brasileira de Educação Superior foi lançada nesta terça-feira, 28 de setembro, durante a programação da Semana do Conhecimento da UPF

A Semana do Conhecimento da Universidade de Passo Fundo (UPF) congrega ações das mais diversas áreas e contempla eventos que movimentam o setor da educação. Exemplo dessa relação é o lançamento da Enciclopédia Brasileira de Educação Superior (EBES). A publicação é resultado de um trabalho coletivo de pesquisadores da Rede Sul Brasileira de Investigadores da Educação Superior (RIES) e reúne temas centrais da educação superior brasileira. O lançamento ocorreu, nesta terça-feira, 28 de setembro, e foi transmitida pelo canal da UPF Online no Youtube.

Publicação é resultado de um trabalho coletivo de pesquisadores
da Rede Sul Brasileira de Investigadores da Educação Superior (RIES)

A obra apresenta informações e reflexões para todos que abordam o tema em seus estudos acadêmicos ou que buscam apoio para a atuação profissional no ensino superior. A organizadora da EBES, Dra. Marília Costa Morosini destacou que construir uma Enciclopédia é um desafio e uma ambição imensos. “Esta é uma obra coletiva, com autonomia e tínhamos confiança em cada um dos representantes das instituições participantes”, afirmou, destacando que o trabalho é uma trajetória de todas as produções já realizadas desde 2003, entre elas a Enciclopédia de Pedagogia Universitária, o Glossário de Pedagogia Universitária e a Enciclopédia Internacional de Educação Superior para os Países de Língua Portuguesa.

Compreensão abrangente da gestão
A professora da UPF e vice-reitora do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UPF), Dra. Solange Maria Longhi, apresentou uma visão da obra e os principais pontos do primeiro capítulo da Enciclopédia, que foi norteado por três eixos: concepções e diretrizes institucionais, organização e processos decisórios e discussão de movimentos associativos acadêmicos.

“Quando construímos esse capitulo partimos de uma compreensão de gestão bem mais abrangente do que aquela só do dirigente. Nossa ideia foi a de que esse capítulo compreenderia e trataria das formas e modalidades organizativas que interferem e se relacionam com os processos decisórios das nossas instituições e também no sistema educacional para que pudéssemos ter a garantia de que todos que se envolvem com a educação superior fossem capazes de promover e assegurar a formação de profissionais, de pesquisadores e de cientistas”, explicou.

Conforme mencionou, um dos pontos considerados ideia chave está relacionado à sustentabilidade, tanto institucional quanto do planeta. “Esse tema hoje é um problema sério para todas as instituições e para a educação superior de modo geral”, afirma, destacando que a tecnologia também esteve em discussão. “Outro ponto que trouxemos para debate é a questão tecnológica no sentido de sua geração, do uso e do aperfeiçoamento e da transformação e benefício, especialmente, quando voltada à formação em nível superior”, disse.

Uma trajetória construída por muitas mãos
A reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin pontuou que a ideia de lançar a Enciclopédia durante a Semana do Conhecimento é uma forma de dar destaque especial à obra e oportunizar que mais pessoas pudessem conhecê-la. “É um momento de celebração e agradecimento por terem se dedicado a viver e se aprofundar nesse tema e nos brindar com isso num formato diferente e muito apropriado. Mesmo tendo lido apenas alguns textos, por enquanto, já deu para perceber a riqueza do material, dos referenciais, a explicitação dos desafios atuais, muito bem posicionados, além das tendências e motivações para refletirmos e respondermos aquilo que fazemos todos os dias”, destacou a reitora.

O reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), professor Dr. Evaldo Antonio Kuiava ressaltou a relevância da obra. “Este é um momento muito importante e significativo. Parabéns a todos que se envolveram nesse projeto. Somos produtores de conhecimento e é muito importante esse momento em que autores conseguem materializar, através de texto escrito, seus pensamentos, suas ideias, sua visão de mundo. Esso é um elemento transformador de quem acessa o próprio conhecimento”, garante.