Universidade

Inscrições para modalidade Ouvintes da Semana do Conhecimento iniciam nesta quinta-feira (15)

14/08/2019

16:21

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

Importante espaço de diálogo, de construção coletiva, de fortalecimento e compartilhamento de redes de saberes e de trocas de experiências, a Semana do Conhecimento acontece de 2 a 6 de setembro na Universidade de Passo Fundo (UPF). Interessados em participar na modalidade Ouvintes podem se inscrever a partir desta quinta-feira, 15 de agosto, de forma gratuita, acessando aqui

Em sua VI edição, a Semana do Conhecimento tem como tema a “Universidade em transformação: integralizando saberes e experiências”. Neste ano, a programação contempla roda de conversa, painel temático, apresentação de trabalhos, cine-fórum, entre outras atividades, que ocorrerão nos turnos da manhã, tarde e noite, em diferentes espaços da Instituição. A abertura está marcada para a noite do dia 2 de setembro, às 19h20min, no Centro de Eventos, Campus I, com o painel “Universidade em transformação: integralizando saberes e experiências”. Debaterão a temática a reitora Bernadete Maria Dalmolin, Bruno Almeida (UPF) e Carmem Lúcia de Silva Helfer (Unisc). A mediação será de Marcos Antonio Leite Frandoloso (UPF).

Reunindo estudantes de vários cursos, o evento visa consolidar espaços permanentes de formação e sensibilização para um olhar integralizado de saberes e experiências sobre as práticas desenvolvidas na Universidade, de maneira a possibilitar um movimento comum tanto sobre o pensar-sobre quanto o agir-com. Isso pôde ser vivenciado pela acadêmica Giulia Cabeda de Camargo, do curso de Serviço Social, que já participou da Semana do Conhecimento nos anos de 2016, 2017 e 2018, por meio da Mostra de Extensão, que faz parte das ações da Semana. “Fui voluntária e bolsista em dois projetos de extensão, do primeiro ao quinto semestre, tendo publicado dois trabalhos em cada projeto”, conta.

Segundo a acadêmica, os estudos que encaminhou para a Mostra foram relacionados a ações desenvolvidas por meio do projeto e das temáticas que se mostraram pertinentes para o debate, no decorrer da execução das atividades. “Além disso, em 2018, encaminhei para a Semana do Conhecimento um trabalho produzido em uma disciplina do curso”, comenta Giulia.

Para ela, participar da Semana do Conhecimento contribuiu com a sua formação na faculdade. “Grande parte dos acadêmicos não consegue estar presente em eventos nos quais seja possível conhecer outras experiências e apresentar suas próprias vivências para os demais estudantes. Com isso, acredito que tanto a construção do trabalho escrito quanto a apresentação agregam muito na formação acadêmica, pois isso pode ser uma forma de o acadêmico perceber que a universidade tem muitas oportunidades a oferecer. Nesses momentos, diversas possibilidades podem ser descobertas”, finaliza.

Informações
Mais detalhes sobre a VI Semana do Conhecimento podem ser obtidas em upf.br/semanadoconhecimento.