Universidade

Exposições fazem parte da programação da Semana do Conhecimento

29/09/2022

15:04

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Pelo Campus, participantes podem conhecer trabalhos desenvolvidos por outros estudantes, que reforçam seu protagonismo dentro da Universidade

Além de participar de oficinas e apresentações de trabalhos, os inscritos na IX Semana do Conhecimento também podem passear pelo Campus I e visitar as exposições que fazem parte da programação do evento. São duas mostras, montadas no Centro de Convivência e no prédio B3.

Saiba mais sobre cada uma delas:

A simbologia do vestuário e o reflexo na sociedade

Resultado de pesquisas desenvolvidas durantes as disciplinas, o curso de Design de Moda preparou a exposição A simbologia do vestuário e o reflexo na sociedade, que pode ser conferida no prédio B3. Os estudantes do nível 2 apresentam trabalhos baseados nos 100 anos de moda em vestidos de noiva. A partir de pesquisas sobre o tema, os acadêmicos desenvolveram peças em miniaturas, abordando a roupa como símbolo de momentos importantes da vida de uma pessoa, como o casamento. A pesquisa oportunizou que os estudantes, em início de curso, tivessem seu primeiro contato com a confecção de roupas e montagem de exposição.

Já os acadêmicos do nível 6 foram desafiados a usar a criatividade como forma de expressão cultural, por meio de conceitos, novos desejos e o próprio posicionamento do estudante no processo criativo. Para a mostra, os estudantes desenvolveram trabalhos sobre manequins, com materiais alternativos, de reaproveitamento, criando com sensibilidade conceitos novos, com novos métodos, buscando na sua essência qual seria a experiência estética dessas novas formas visuais. É um trabalho que manifesta as próprias sensações dos estudantes dentro da Universidade.

Era uma vez ... Narrativas de crianças na pandemia: discursos que reinventam o mundo

No Espaço Sense, dentro do Centro de Convivência, está a exposição “Era uma vez ... Narrativas de crianças na pandemia: discursos que reinventam o mundo”. A mostra é resultado do projeto de pesquisa “A narrativa da criança no contexto da pandemia de Covid-19: deslocamentos no simbólico da linguagem”, e constituída a partir de histórias de crianças de 3 a 6 anos enviadas em vídeo pelos familiares durante o período de quarentena na pandemia.

Ao ler os textos escritos em tecidos pendurados pelas paredes, a comunidade é convidada a conhecer e interagir com a pesquisa científica, lembrando que esta está mais próxima do que muitos acreditam. “Por aqui, divulgamos os resultados para o público e, desta forma, eles descobrem que não precisa ser um estudioso, alguém da área da linguagem, para entender e acessar os resultados. Elas estão nas narrativas expostas e podem ser lidas até em tecidos esvoaçantes”, aponta a coordenadora do projeto, professora Dra. Marlete Diedrich.