Universidade

Em pauta o mundo no ano de 2050

27/10/2020

16:56

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Na Semana do Conhecimento, estudantes debatem o futuro da sociedade

Como você imagina a humanidade no ano de 2050? Essa e outras questões foram discutidas na atividade “Diálogos do Conhecimento”, promovida pela VII Semana do Conhecimento da Universidade de Passo Fundo (UPF). Nesta terça-feira, 27 de outubro, acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo, mediados pelo professor Dr. Marcos Antonio Leite Frandoloso, debateram a temática “As cidades de 2050: utopias/distopias versus realidade” por meio da apresentação de estudos sobre o assunto.
 
Dentre os trabalhos apresentados, as estudantes Natália Costa Boff, Luana Bavaresco Ferneda e Maria Luiza Calegari expuseram uma pesquisa com informações a respeito de como será o mundo em 2050 e no pós-pandemia. Segundo elas, conforme a população mundial cresce para 10 bilhões de pessoas, a demanda por recursos naturais atingirá níveis sem precedentes, intensificando os aspectos severos da mudança climática.
 
Ainda, com relação às transformações da sociedade pós-pandemia, as acadêmicas comentaram que o trabalho em casa deve continuar, o que pode aliviar o trânsito e desenvolver o comércio local. Além disso, conforme elas, haverá a migração do comércio físico para o on-line, bem como poderá ocorrer uma nova relação com o espaço público, e a adaptação de cômodos, tornando os ambientes mais acolhedores e funcionais, de modo que permitam a realização de diversas atividades do dia a dia.
 
Relatório da Arup
Dentro da proposta do evento, que foi de discutir (de forma inter e transdisciplinar) a cidade atual e as perspectivas futuras, os cenários ideais e possíveis em temas como questões ambientais, aspectos sociais, mudanças climáticas, resiliência urbana, infraestruturas, mudanças climáticas e crises sanitárias pós-Covid-19, o professor Frandoloso também apresentou um relatório da empresa de engenharia e tecnologia Arup sobre um possível cenário da humanidade em 2050.
 
De acordo com o trabalho, os quatro futuros divergentes – Humans Inc, Extinction Express, Greentocracy e Post Anthropocene – irão desde o colapso da sociedade e sistemas naturais até os que vivem em harmonia sustentável.
 
Fique por dentro da VII Semana do Conhecimento
O segundo dia da VII Semana do Conhecimento começou com as sessões virtuais de apresentação de trabalhos dos acadêmicos e dos bolsistas CNPq e Fapergs e com o bate papo virtual “Keur e morada: os significados de morar no Senegal, em Portugal e em tempos de pandemia”.
 
Nesta terça-feira (27), a programação segue repleta de atividades. Dentre elas, haverá os Diálogos do Conhecimento “A importância da Universidade Comunitária enquanto instituição em tempos de crise” e “História, narrativas e saúde mental em tempos pandêmicos”, além de mais sessões virtuais de apresentação de trabalhos. Todas as ações acontecem de maneira on-line, por meio das plataformas Google Meet e Youtube.
 
Acesse AQUI para obter mais informações sobre a 7ª edição da Semana do Conhecimento da UPF. Não deixe também de seguir o perfil @semanadoconhecimentoupf no Instagram.