Universidade

Diversidade, inovação e interculturalidade marcam a VIII Semana do Conhecimento

04/10/2021

13:30

Por: Assessoria de Imprensa

Milhares de participantes acompanharam as atividades que proporcionaram uma integração das diversas áreas do conhecimento

A VIII Semana do Conhecimento da Universidade de Passo Fundo (UPF) movimentou a comunidade acadêmica entre os dias 27 e 30 de setembro. Conduzido pela temática "A transversalidade da ciência e da tecnologia e inovação na solução dos problemas globais", o evento ocorreu no formato on-line e proporcionou um espaço de troca de conhecimentos e experiências sobre pesquisa, extensão e pós-graduação desenvolvidas na UPF e por outras instituições de ensino superior.

O público pode acompanhar uma programação repleta atividades, como sessões de apresentações de trabalhos, oficinas, webconferências, debates e painéis. Ao todo, foram mais de 3 mil inscritos e 876 trabalhos aprovados, sendo 224 da Mostra de Extensão; 513 da Mostra de Iniciação Científica; e 139 da Mostra de Pós-Graduação. Os trabalhos foram apresentados em 95 sessões virtuais, que reuniram cerca de dez apresentações em cada sessão, das mais variadas áreas do conhecimento. As atividades paralelas foram transmitidas pelo canal da UPF Online no YouTube.

Atividades internacionais integraram a programação

Oitava edição do evento teve participantes internacionais

Nesta edição, a novidade esteve na inclusão da perspectiva internacional, evidenciada desde a temática, que abordou uma preocupação com a solução de problemas, do local para o global. “Tivemos muitas atividades envolvendo a comunidade internacional, professores e alunos da América Latina e de países da Europa, Ásia, África e América do Norte e isso mostra que estamos no caminho certo. Esperamos que na próxima edição possamos penetrar ainda mais essas regiões fazendo com que a internacionalização também esteja presente de forma significativa dentro da Semana do Conhecimento”, destacou o coordenador da área de Pesquisa, professor Dr. Julcemar Zilli.

A professora Dra. Adriana Bragagnolo, coordenadora de Extensão, ressaltou que o evento foi uma grande oportunidade de reunir milhares de pessoas para debater diversos temas da atualidade. “Estamos muitos felizes por ver esse movimento da Universidade, que cada vez mais se fortalece e que tem em seus estudantes, seus professores, funcionários e toda a comunidade uma grande lição que é de fortalecimento da universidade comunitária e da ciência”, disse ela, ao mencionar que a organização do evento inicia muito antes da data de realização, já que há uma preparação prévia dos participantes, especialmente, dos que apresentam as pesquisas e experiências de extensão e pós-graduação durante o evento.

Para o professor Dr. Miguel Rossetto, coordenador de Graduação, a Semana do Conhecimento é uma festa celebrativa da história que cada estudante faz junto à UPF durante o processo de formação. “Sem dúvidas, a integração profunda entre a pesquisa, a extensão e o ensino, promove um profissional capaz de atuar com conhecimento científico e ético para tratar dos problemas e dos desafios da comunidade local e regional, como também das demandas globais”, disse, ao salientar. “O tema da tecnologia suscitou na comunidade acadêmica, nesses dias, uma investigação aprofundada do avanço tecnológico, não apenas mapeando os riscos destes avanços, como principalmente, buscando alternativas inovadoras e inteligentes para as formas de vida contemporâneas”, pontuou o professor.