Universidade

Conhecimento é para ser compartilhado

13/09/2023

16:31

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes, João Lucas da Silva, Raquel Tartas e Carla Vailatti

Durante a Semana do Conhecimento, professores e estudantes apresentam os trabalhos desenvolvidos dentro e fora da sala de aula e promovem um grande debate entre diferentes áreas

Diferentes temáticas, diferentes experiências, um mesmo resultado: conhecimento. Ao longo de toda a trajetória acadêmica na UPF, nossos estudantes vivenciam as mais diversas práticas, seja em sala de aula, em projetos de extensão ou em grupos e atividades de pesquisa. E é durante da Semana do Conhecimento que essas experiências são compartilhadas e apresentadas para toda a Universidade. Durante as sessões de apresentação e trabalho, professores e estudantes contam e aprendem mais sobre todas as vivências que ocorrem ao longo de cada semestre, em um grande debate pelo conhecimento. 

Luiz Otavio Pereti Rosa, acadêmico de História

Acadêmico do curso de História, o Luiz Otavio Pereti Rosa apresentou dois trabalhos: “História ambiental do alto Rio Jacuí”, em que fala sobre o Rio Jacuí a partir da perspectiva histórica, buscando o que se sabe e o que já se viveu para explicar acontecimentos atuais; e “Formação de novos professores”, em que relata sua experiência no Residência Pedagógica, programa em que estudantes de licenciatura vão para a sala de aula aprender na prática sobre a docência. Para ele, falar sobre seus trabalhos para outros colegas e professores é significativo, porque, assim como a história deve ser contada, é fundamental divulgar ações e projetos. “Penso que é uma maneira de divulgação e eu acho superbacana também, tem seu valor falar sobre esses temas. E como futuro professor isso também me ajuda a me preparar”, comenta. 

Assim como Luiz, o mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração Júlio Felipe da Silva também apresentou dois trabalhos durante o evento: “O teletrabalho e a produtividade: uma análise bibliométrica” e “O Design Thinking no desenvolvimento de métodos de teletrabalho”. A escolha por mostrar sua produção na Semana do Conhecimento foi porque, na opinião do estudante, conhecimento é algo para ser compartilhado. “Assim, como dizia Japiassu, o conhecimento é uma atividade coletiva, e é nesse compartilhamento de conhecimentos que se fabrica novos saberes. O pesquisador tem o papel de buscar encurtar as fronteiras do conhecimento através do ensino e da pesquisa”, pontua. 

Júlio Felipe da Silva, mestrando do PPGAdm

Para o mestrando, o desenvolvimento dos trabalhos reflete o real significado de estar em uma universidade: criar e disseminar o conhecimento. “É muito satisfatório poder contribuir para as organizações e para a academia, através do desenvolvimento destes estudos. Aliar a teoria aprendida em sala de aula com a prática, a partir dos resultados observados nas organizações, traz a definição de construção do saber”, acrescenta Júlio que ainda destaca a importância dessa experiência para sua formação. “O conhecimento é interdisciplinar! A ciência e o conhecimento são construções sociais e coletivas. Poder estar em contato com outras formações, perspectivas e saberes, torna-se indispensável para a minha formação profissional e humana e também do meu papel na sociedade”, finaliza. 

X Semana do Conhecimento
A Semana do Conhecimento é um evento realizado anualmente na UPF, e conta com a participação de toda a comunidade acadêmica. O objetivo principal é aproximar práticas de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão desenvolvidos na UPF e em outras instituições de ensino superior. Em 2023, a 10ª edição do evento tem a seguinte temática: Viver sob a luz da pergunta: o que é a ciência, afinal?. A programação se estende até esta quinta-feira, 14 de setembro. Todas as informações estão disponíveis no site