Extensão

Projeto Rio Passo Fundo realiza oficina Comitê Estudantil da Água

26/10/2018

14:36

Por: Projeto Rio Passo Fundo

Fotos: Projeto Rio Passo Fundo

Atividade aconteceu no Muzar e envolveu alunos do Ensino Médio

Compreender a gestão das águas e o papel de um Comitê de Bacias é o objetivo da oficina Comitê Estudantil da Água, realizada pelo Projeto Rio Passo Fundo – que é desenvolvido pelo Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), com o apoio do Museu Histórico Regional (MHR), do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar) e do Comitê Rio Passo Fundo, vinculados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), e construído a partir do patrocínio do Programa CAIXA de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro 2017/2018. A atividade ocorreu na última quarta-feira (24), no Muzar, e envolveu alunos do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Maria Dolores Freitas Barros, de Passo Fundo.

Aliando teoria e prática
Depois de visitarem as exposições do Projeto Rio Passo Fundo, os estudantes – conduzidos pela bióloga e secretária executiva do Comitê Rio Passo Fundo, Kélen Scherer da Costa, e pela coordenadora do projeto, Flávia Biondo – compreenderam os conceitos de bacia hidrográfica e de gestão de águas. Também, os estudantes simularam uma reunião do próprio Comitê: cada um representou ser parte de um dos grupos e categorias que compõem a entidade (usuários da água, população e  órgãos do governo) e, nesse cenário, discutiram uma situação fictícia de falta de água para o abastecimento da cidade de Passo Fundo. “Essa oficina foi realizada com o intuito de mostrar aos jovens o quão importante é pensar nos recursos hídricos e na sua gestão. Eles têm um papel essencial na sociedade e precisam se sensibilizar para essa realidade. A oficina é a oportunidade de eles perceberem onde podem começar a atuar, junto à sociedade, na busca por soluções para os problemas que enfrentamos”, destaca Kélen. 

Oficina
A oficina Comitê Estudantil da Água está sendo oferecida para as turmas de estudantes visitantes da Exposição Rio Passo Fundo: patrimônio paisagístico, natural e ambiental, aberta à visitação no Muzar, e pode ser solicitada no agendamento das visitas. A oficina é conduzida pela equipe do Muzar, ligado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB), e pelo Comitê Rio Passo Fundo, e faz parte das ações do Projeto Rio Passo Fundo.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8316.