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Projeto Rio Passo Fundo: educação ambiental em pauta

  • Por: Assessoria de Imprensa Comitê Rio Passo Fundo
  • Fotos: Divulgação

Trabalho realizado pelo Projeto envolveu as escolas de Passo Fundo e região em ações de educação ambiental

Salas de aula cheias de alunos atentos, cadernos abertos e canetas na mão. Esse foi o cenário encontrado pela equipe do Projeto Rio Passo Fundo não apenas em Passo Fundo, mas, também, nas escolas visitadas na região. Desenvolvido pelo Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), com o apoio do Museu Histórico Regional (MHR), do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar) e do Comitê Rio Passo Fundo, vinculados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), e realizado a partir do patrocínio do Programa CAIXA de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro 2017/2018, o Projeto desenvolveu, desde 2017, diferentes ações que buscaram compreender a visão dos alunos a respeito do Rio Passo Fundo, e, também, fornecer instrumentos e informações a respeito do uso dos recursos hídricos.

Papel educativo
Uma das primeiras ações encaminhadas dentro do Projeto Rio Passo Fundo foi a distribuição de questionários investigativos. Além de serem aplicados nas comunidades e nas cidades visitadas, os questionários foram enviados para escolas e trabalhados em sala de aula. O retorno aos estudantes se deu por meio de palestras e oficinas que abordaram a importância da água para a vida. Além dos questionários, outras ações educativas – aplicação de oficinas, participação em feiras e projetos – foram realizadas. O objetivo é um só: proporcionar conhecimento para a comunidade da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo.

Para Débora Bueno, integrante da equipe de metodologia do Projeto, trabalhar a educação ambiental é trabalhar a questão de pertencimento. “O Projeto tem como intuito reconstruir a história desse rio que é tão importante para nós e para 30 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica”, inicia. “E só damos valor para aquilo que conhecemos. E a reconstrução dessa história é essencial para que as pessoas comecem a valorizar esse recurso e se sensibilizem diante dele. Costumo dizer que o objetivo é conhecer para pertencer: a pessoa só se identifica com aquilo que ela realmente conhece”, explica.

Kélen Scherer da Costa, que também integrou a equipe de metodologia, acredita que a educação ambiental possibilita que o sujeito compreenda sua relação com o meio ambiente. “Assim, é possível instigar um olhar mais amplo e sensível com as questões sociais e suas transformações. É por intermédio desses processos que as pessoas constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente e para a consolidação de uma sociedade mais justa e equilibrada ambientalmente”, comenta. “O Projeto Rio Passo Fundo possibilitou a aproximação da equipe, tanto com as crianças, com as ações realizadas nas escolas, quanto com a comunidade. Levou até esses grupos a possibilidade da troca de conhecimento, a partir de uma construção coletiva”, complementa.

Exposições
Com a abertura do circuito de exposições, no dia 10 de agosto, a partir das 14h, no Portal das Linguagens, outras ações serão realizadas dentro dos museus. “As exposições resultam de todo o processo pelo qual passamos no Projeto e vão estar abertas para que as pessoas tenham acesso às informações e percebam a significância e a importância desse. Precisamos conhecer o nosso rio para nos sentirmos parte dele”, conclui Débora.